Apesar de surgir com alguns anos de atraso, esta nova biblioteca marca uma nova página na vida do campus de Azurém, prometendo mudar a sua dinâmica, funcionalidade e centralidade. Esta empreitada representa um investimento superior a três milhões de euros e ocupará uma área bruta de três mil e trezentos metros quadrados.
Com sete pisos, esta biblioteca e centro de estudos não será apenas um repositório de livros, mas um local onde os estudantes possam trabalhar e estudar, sem constrangimentos de horários, pelo que esta irá estar aberta à noite e aos fins-de-semana. Será um espaço multifuncional combinando os recursos e serviços das bibliotecas tradicionais com as mais modernas tecnologias, espaços e facilidades para o estudo e trabalho individual e em grupo. Contemplará, ainda, infraestruturas para a realização de cursos e aulas, zonas de lazer, áreas comerciais e de serviço e espaços para a realização de eventos.
Esta obra que ficará concluída em principio no primeiro trimestre de 2016, marca uma "reorganização" do campus, no qual ainda se prevê a construção de um novo restaurante universitário e uma nova entrada, tudo situado na zona nascente do mesmo.
"Estas alterações vão modificar totalmente o campus e a sua interação com a cidade de Guimarães", afirmou o Reitor, António Cunha, destacando também a importância da edilidade vimaranense nesta nova fase de crescimento da UMinho. As obras na estrada de São Torcato são um bom exemplo disso.
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves
(Pub. Jul/2015)