um-ensinodistancia--4-fff570
Academia, 03.06.2015
Novo Projeto da UMinho lança cursos online
UMinho
Já em funcionamento com um curso piloto na área da optometria, a Universidade do Minho (UMinho) apresentou hoje o seu novo projeto no âmbito do ensino à distância, oferecendo cursos online, um programa importante para a sua estratégia de alargamento da oferta educativa a novos públicos.


A sessão de apresentação decorrida hoje, dia 3 de junho, na Reitoria, em Braga serviu para dar nota deste novo projeto de ensino à distância, que pretende, tal como referiu o Reitor António Cunha, chegar "a novos públicos e com novas tipologias de oferta" indo de encontro aos contextos atuais, à necessidade de formação contínua, baseados em novas soluções que as tecnologias permitem.

Em funcionamento desde o princípio do mês de maio com um curso na área da optometria - "Contactologia Avançada e Superfície Ocular", a Universidade prevê avançar até final do ano com um conjunto de cursos. Segundo o Pró-reitor Luís Filipe Vaz "já em setembro ou outubro irão iniciar-se mais três cursos e até final do ano teremos mais quatro", esperando o Reitor que no final de 2016 "estejam em funcionamento neste âmbito, dezenas de cursos" afirmou.

Estes cursos a distância, são cursos online que não conferem grau, sendo a sua lógica, a de proporcionar uma formação contínua, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Este novo projeto insere-se, segundo António Cunha "naquilo a nós chamamos de novos modos de ensinar e aprender". Um projeto que para o responsável da Universidade, até ao momento tem conseguido resultados muito interessantes, tanto da parte da adesão dos docentes, bem como na interação com o tecido económico-produtivo e com os estudantes.

O curso piloto arrancou com 60 alunos inscritos, não só de Portugal mas também alunos estrangeiros, sendo que a principal articulação foi com as empresas que compraram o curso para os seus trabalhadores.

Para António Cunha, esta é uma "oferta inovadora e flexível", a qual vai "certamente trazer um novo tipo de estudantes à UMinho" disse. As formações são objeto de certificação pela UMinho, tendo como referência o European Credits Transfer System (ECTS).

Até ao momento, os cursos programados são em português, mas no futuro a Universidade quer lecionar também em inglês, no sentido de os colocar no mercado internacional.

Relativamente aos custos associados, o curso já em fun cionamento rondou os 350 euros, sendo que "o valor não será igual para todos" referiu Luís Filipe Vaz. Assim os custos destas formações de curta duração (entre 6 a 8 semanas) deverão rondar entre 250 e 450 euros.

O site oficial é cursosonline.uminho.pt.

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Jun/2015)

Arquivo de 2015