default-header-news
Academia, 25.06.2015
Futuros médicos da UMinho dão formações à população bracarense
Braga
Um grupo de estudantes de Medicina da Universidade do Minho organiza este sábado, dia 27, às 15h00, no espaço GNRation, em Braga, uma sessão de esclarecimento sobre diabetes, hipertensão arterial, colesterol, enfartes e AVC's. Esta é a primeira formação do projeto "MEDuca-Te", que visa sensibilizar a população para a adoção de um estilo de vida mais saudável. A iniciativa inclui das 16h30 às 20h00 rastreios cardiovasculares gratuitos para todos os interessados.

Com este projeto de intervenção social, pretende-se informar as pessoas de acordo com as suas necessidades, recorrendo a metodologias intuitivas e apostando em discursos simplificados. Prevê-se a realização de trabalhos de grupo, discussão de ideias, exercícios práticos e sensibilização coletiva. 

"A saúde depende muito das opções e dos hábitos de vida adotados por cada um. Ora, é difícil mudar de hábitos quando não se tem a noção de como o fazer ou qual o impacto desta alteração na qualidade de vida. Muitos não sabem como fazer uma alimentação saudável ou ter uma vida mais ativa, por exemplo", explica a aluna Victória de Matos, uma das promotoras do projeto. Esta formação pretende consciencializar os doentes, transmitindo-lhes o conhecimento necessário para tomarem decisões que afetem positivamente a sua qualidade de vida a médio e longo prazo.

Sobre as doenças cardiovasculares

Sabia que as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em Portugal? Ouve-se constantemente falar de hipertensão arterial, colesterol mau e bom, AVC's e enfartes. Como se manifestam estes problemas e como preveni-los? Sabia, por exemplo, que a diabetes está diretamente relacionada com o risco de vir a ter uma doença cardiovascular? Ou que se todos tivessem uma vida mais saudável cerca de 80 em 100 mortes de causa cardiovascular seriam evitadas? Alguns destes pontos serão abordados nesta primeira sessão.

Nas próximas semanas serão organizadas formações de Educação para a Saúde em várias instituições bracarenses, tais como a Cruz Vermelha, o Centro Paroquial de S. Lázaro e as Oficinas de S. José. O projeto "MEDuca-Te" conta com o apoio da Escola de Ciências da Saúde da UMinho e da Câmara Municipal de Braga.


__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt 

(Pub. Jun/2015)
Arquivo de 2015