O novo conselho executivo presidido por Eloy Rodrigues é constituído ainda por Carmen Gloria Labbé (RedCLARA, Chile), Marta Viragos (Universidade de Debrecen, Hungria), Daisy Selematsela (National Research Foundation, África do Sul), Oya Rieger (Arxiv, Universidade de Cornell, EUA) e Wolfram Horstmann (Göttingen University Library, Alemanha). O mandato inicia-se em outubro de 2015 e prolonga-se até setembro de 2018.
Eloy Rodrigues pretende consolidar a COAR como uma voz global e reconhecida dos repositórios de acesso aberto, promovendo o desenvolvimento de uma infraestrutura global do conhecimento através da cooperação e interoperabilidade entre as iniciativas e as redes de repositórios de todo o mundo. Os repositórios "são o instrumento adequado para assegurar simultaneamente a transição para o acesso aberto e para que a comunidade científica e as suas instituições (universidades, centros de I&D e financiadores da investigação) reassumam o controlo do sistema de comunicação científica, como acontecia desde a criação das primeiras revistas até meados do século XX".
Eloy Rodrigues esteve na fundação da COAR, em 2009, e preside o seu Grupo de Trabalho sobre Interoperabilidade de Repositórios. O seu trabalho nesta área iniciou-se em 2003, com a criação do RepositóriUM, o repositório institucional da UMinho. É autor de mais de três dezenas de artigos e (capítulos de) livros e está associado a projetos de referência como o Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal e os projetos europeus OpenAIRE e FOSTER.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
Email:gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Mai/2015)