O programa prossegue a 15 de abril com Alan Prout (Universidade de Leeds, Reino Unido) e o tema ''Why childhood'', a 28 de maio com Maria Alice Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil) e João Teixeira Lopes (Universidade do Porto) a convergirem no ''Diálogo luso-brasileiro sobre excelência escolar'' e, a 29 de junho, com Manuela Silva (Universidade de Lisboa) a analisar ''A educação no século XXI: desafios e propostas''.
Após o verão, assinala-se, a 1 de outubro, o Ano Europeu para o Desenvolvimento com a conferência ''Cooperação para o desenvolvimento e desafios da Agenda pós-2015'', por Ana Paula Fernandes, conselheira de Portugal junto da OCDE e delegada ao Comité de Ajuda Pública ao Desenvolvimento. A conferência final é a 10 de dezembro, no Dia do IE, sendo convidado o antigo ministro da Educação Augusto Santos Silva, para refletir sobre ''O futuro da educação: política, profissão e organização''.
Programa inclui três exposições, um livro e diversas atividades
Nas comemorações merecem igualmente destaque três exposições em preparação: ''Memória da Tecnologia Educativa'', ''40 anos de Educação na UMinho'' e ''Olhar dos livros sobre a Educação na UMinho''. Prevê-se também o lançamento de um livro que traça a história da Educação na UMinho. Soma-se ainda um conjunto alargado de atividades, a decorrerem ao longo do ano, a cargo dos departamentos, centros de investigação e grupos de estudantes, a par do Núcleo de Educação para os Direitos Humanos, do Núcleo NORTE.IE, do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia e do Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento.
O Instituto de Educação da UMinho, refere a sua presidência,
''tem promovido, pela reflexão e pelo agir, a cidadania
democrática e o desenvolvimento e bem-estar dos indivíduos,
grupos, organizações e sociedade; celebra assim esta data com
sentido de futuro, pensando o lugar da Educação na encruzilhada
dos novos desafios potenciados por uma sociedade em
mudança''.
__________________________________________
(Pub. Mar/2015)