Foram dois dias, 61 expositores, um espaço de 4000 m2, quatro palcos e mais de oitenta atividades, como palestras, workshops e apresentações científicas, culturais e desportivas, 8000 visitantes, e muita, muita curiosidade, muitas questões respondidas e muitas duvidas esclarecidas. Promovida pela UMinho e pelas autarquias de Braga e Guimarães, com o apoio das autarquias de Barcelos e Famalicão, entre outras entidades, a feira saldou-se por um balanço "muito positivo" como referiu uma das responsáveis da UMinho pela organização, Vanessa Alves.
Sendo um dos objetivos da UMinho e dos Municípios de Braga e Guimarães, responder às necessidades que se tinham vindo a verificar no âmbito da divulgação da oferta educativa e formativa da região, segundo Vanessa Alves "A resposta que se fez sentir foi muito boa, quer por parte da comunidade escolar, quer por parte da sociedade em geral". Considerando que os objetivos foram "amplamente alcançados" pois a feira conseguiu "promover a oferta educativa e formativa das instituições de ensino da região, proporcionando, às famílias e aos potenciais estudantes, informação alargada sobre os possíveis percursos escolares e disponibilizou-se, a todos os visitantes, informação detalhada sobre serviços e facilidades que a UMinho oferece à comunidade académica (bem estar e saúde, internacionalização, associativismo, empregabilidade, desporto, cultura, entre outros)" referiu. Para além disso, também saiu fortalecida a relação entre as Escolas Secundárias e Profissionais, com os Municípios de Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão e com as restantes instituições presentes na 4U Minho.
Entre os expositores estiveram Escolas, Institutos e Serviços da Universidade do Minho, Agrupamentos de Escolas, Colégios e Escolas Profissionais, os Municípios e outras entidades com oferta formativa de relevo para a região. O evento contou ainda, na sua abertura, com as presenças do vice-reitor Rui Vieira de Castro, o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, e os vereadores da Educação de Barcelos, Famalicão, Braga e Guimarães.
Direcionada para alunos do ensino básico e secundário, encarregados de educação, professores, orientadores escolares, bem como ao público universitário e pós-universitário, o certame foi muito apreciado pelos visitantes, que desta forma puderam colocar as suas dúvidas, recolher informação, porque o futuro deve de ser pensado no presente! Segundo vanessa Alves, as questões incidiram principalmente "tanto sobre o acesso ao ensino superior como relativamente às áreas de estudo que a UMinho integra", mas procuravam também esclarecimentos sobre bolsas de estudo e "sobre os prazos de inscrição nas iniciativas que a UMinho desenvolve para os estudantes de ensinos básicos e secundário, como é o caso do Verão no Campus" referiu.
As dúvidas eram muitas, mas a 4U Minho era também o local perfeito para as colocar e esclarecer, pretendendo a organização que no futuro a atividade cresça, que tenham ainda mais expositores e visitantes, e um cada vez maior envolvimento dos professores, psicólogos e encarregados de educação, assim como dos Municípios, o que para a responsável da UMinho "é crucial para o sucesso desta iniciativa".
Para o ano, a
segunda edição da 4U Minho, decorrerá em
Guimarães.
Texto: Ana
Marques
Fotografia: Nuno Gonçalves
(Pub. Mar/2015)