A sessão de abertura é às 9h com o presidente do IE, José Augusto Pacheco, a diretora adjunta do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Fernanda Leopoldina Viana, além dos representantes da Direção Geral de Educação, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga e do Instituto de Segurança Social (Centro Distrital de Viana do Castelo), Filomena Pereira, João Veloso e Teresa Viana, respetivamente.
A iniciativa prossegue com um espetáculo de dança acrobática e a conferência inaugural "A maternidade precoce: da marginalização à gestão do estigma", proferida por Mary Jane Kehily, da Open University (Reino Unido). A partir das 14h, o painel sobre educação sexual em meio escolar junta os especialistas Teresa Vilaça, Susana Marinho (ambas da UMinho), Filomena Teixeira (Instituto Politécnico de Coimbra), Sandie Bernard (Universidade de Lyon 1) e Paula Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande).
O evento inclui na sexta-feira a conferência "Programa de educación sexual en acogimiento residencial de la investigación a la acción", apresentada por Mercedes Garcia Ruiz, sexóloga e diretora do Centro de Menores de Villa Alegre - Astúrias (Espanha). A sessão de encerramento está agendada para as 18h e conta com a intervenção do juiz conselheiro Armando Leandro, que falará sobre educação sexual da criança e do jovem à luz dos seus direitos humanos.
O programa integra ainda a apresentação e exposição de posters, uma performance de teatro e a atribuição de prémios aos investigadores das melhores comunicações e posters. Este Congresso internacional realiza-se no âmbito do projeto "Desenvolvimento de Competências para a Saúde e a Sexualidade Saudável", coordenado por Zélia Anastácio, investigadora do CIEC da UMinho.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Mar/2015)