dpp-a127900cvzxc--1-cc
Academia, 20.03.2015
Apresentação das Iniciativas do Dia Nacional do Estudante
UMinho
As federações e associações académicas e de estudantes apresentaram hoje, às 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, as iniciativas comemorativas do Dia Nacional dos Estudante. Sob o lema "Voz aos Estudantes", as federações e associações académicas e de estudantes apresentaram um conjunto de iniciativas com carácter contínuo que terão lugar entre o dia 23 de março e o dia 17 de abril, aniversário da crise académica de 1969.


Entre os dias 23, 24 e 25 de março terão lugar uma série de ações locais em cada uma das academias, tendo como objetivo a interação com os estudantes e sensibilização para os seus principais problemas e dificuldades. 

"Porque há atrasos no pagamento de bolsas?", "Porque não há bolsas para quem precisa?", "Porque continua a haver estudantes a abandonar os estudos?", "Porque não há dinheiro para a Educação Superior?", "Porque não encontro trabalho no final do meu curso?" e "Porque é que temos as propinas mais caras da Europa?" são as perguntas que vão ser colocadas nestas iniciativas locais.

No dia 24 de março, Dia Nacional do Estudante, as federações e associações académicas e de estudantes têm uma reunião de trabalho com o Primeiro Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.

No mesmo dia, às 21h30 no Porto, tem início um conjunto de conferências levadas a cabo pelo movimento associativo estudantil. "A importância da formação superior" é o tema desta primeira conferência que terá lugar nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto.

A 7 de abril terá lugar a conferência "Os desafios da representatividade estudantil" às 21 horas no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. Já a 14 de abril no Auditório Nobre do Colégio Espírito Santo, em Évora, terá lugar a conferência "O impacto da crise nos estudantes do Ensino Superior - erspectivar o futuro".

Por fim, a 17 de abril, às 18 horas realiza-se a Conferência "46 anos depois do 17 de abril" na Sala 17 de abril na Universidade de Coimbra

As federações e associações académicas e de estudantes enviaram ainda um pedido de Audição a Sua Excelência o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, para o dia 17 de abril, aguardando neste momento a resposta da Casa Civil da Presidência da República.

A conferência de imprensa serviu também para lançar o site oficial (http://www.diadoestudante.pt/) e página de facebook (https://www.facebook.com/dianacionaldoestudante) da campanha.

Associação Académica de Coimbra

Associação Académica de Lisboa

Associação Académica da Universidade do Algarve

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Associação Académica da Universidade da Beira Interior

Associação Académica da Universidade de Évora

Associação Académica da Universidade de Lisboa

Associação Académica da Universidade do Minho

Associação Académica da UTAD

Associação de Estudantes do ISCTE-IUL

Associação dos Estudantes do Ensino Superior Técnico

Federação Académica do Porto

Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico


Fonte: AAUM


(Pub. Mar/2015)

Arquivo de 2015