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Academia, 11.03.2015
A influência dos media na tomada de decisões na UE
UMinho
O Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação (GACCUM) levou a cabo, no dia 10 de março, no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho uma conferência onde se refletiu sobre a influência dos meios de comunicação na tomada de decisões da União Europeia (UE).


"A falta de comunicação e divulgação de medidas europeias",foi um dos assuntos destacados por André Miguel Rodrigues, vereador da Câmara Municipal da Póvoa do Lanhoso e Engenheiro Civil.

O peso dos média na construção da imagem dos consumidores de informação acerca da U E, "é muito distinta dos EUA", afirma Luís Santos, professor e Investigador no Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho. As culturas politicas, económicas e sociais distintas têm a sua influência na forma como é concebida a cultura mediática.

"Esta forma exagerada de olharmos para os assuntos europeus [mediatizando as ações da UE] levou a que não se discutisse coisas relevantes", afirma Luís Santos, que defende que o jornalismo deve dar as ferramentas para que os cidadãos possam refletir e tomar as suas decisões com base na informação transmitida pelos media.

A organização do discurso, tanto pelos media, como por quem está no poder, reflete-se nas opiniões dos consumidores. A construção da "imagem de uma Europa que impõe regras", relata Luís Santos.

O papel dos media assume uma responsabilidade politica acrescida na transmissão de informação da UE, dado que os meios de comunicação são os atores políticos para a transmissão da informação que chega ao leitor.

Desta forma, os comportamentos dos políticos também são influenciados pelos media, que relatam e mediatizam os seus comportamentos.

A conferência foi aberta a todos os interessados, sendo o público presente, na sua maioria alunos e docentes do curso de Ciências da Comunicação.

Texto: Alexandra Delgado


(Pub. Mar/2015)

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