"A falta de
comunicação e divulgação de medidas europeias",foi um dos assuntos
destacados por André Miguel Rodrigues, vereador da Câmara
Municipal da Póvoa do Lanhoso e Engenheiro
Civil.
O peso dos média na
construção da imagem dos consumidores de informação acerca da
U
E, "é muito distinta dos
EUA", afirma Luís Santos, professor e Investigador no
Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho. As culturas
politicas, económicas e sociais distintas têm a sua influência na
forma como é concebida a cultura mediática.
"Esta forma
exagerada de olharmos para os assuntos europeus [mediatizando as
ações da UE] levou a que não se discutisse coisas relevantes",
afirma Luís Santos, que defende que o jornalismo deve dar as
ferramentas para que os cidadãos possam refletir e tomar as suas
decisões com base na informação transmitida pelos
media.
A organização do
discurso, tanto pelos media, como por quem está no poder,
reflete-se nas opiniões dos consumidores. A construção da "imagem
de uma Europa que impõe regras", relata Luís
Santos.
O papel dos media
assume uma responsabilidade politica acrescida na transmissão de
informação da UE, dado que os meios de comunicação são os atores
políticos para a transmissão da informação que chega ao
leitor.
Desta forma, os
comportamentos dos políticos também são influenciados pelos
media, que relatam e mediatizam os seus
comportamentos.
A conferência foi
aberta a todos os interessados, sendo o público presente, na sua
maioria alunos e docentes do curso de Ciências da
Comunicação.
Texto: Alexandra
Delgado
(Pub. Mar/2015)