Sara Cortez, estudante de doutoramento em Engenharia Biomédica, recebeu uma Menção Honrosa atribuída pelaInternational Society of Biomechanics(ISB) na categoria de Melhor Estudante com o trabalho intitulado "Análise computacional da reorientação das fibras de colagénio na cartilagem articular". Esta investigação insere-se no âmbito de um projeto europeu e visa produzir materiais biológicos implantáveis para pessoas com osteoartrose, que é uma doença que afeta cerca de um quinto da população mundial e é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.
Rita Machado, mestre em Engenharia Mecânica, foi também premiada com Menção Honrosa na mesma categoria. O trabalho premiado "Projeto de um dispositivo médico para apoio ao diagnóstico de patologias no tornozelo" foi desenvolvido no âmbito de uma pareceria entre a Clínica Espregueira Mendes e o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, e visa facilitar o diagnóstico de lesões ao nível dos membros inferiores em particular na articulação do tornozelo.
Ivo Silva, mestre em Engenharia Biomédica, foi galardoado com o prémio de Melhor Poster com o artigo "Análise Experimental de um Exosqueleto Articular para Assistência na Reabilitação da Marcha". Trata-se de uma investigação levada a cabo no âmbito de uma cooperação entre as Universidade do Minho e de Cassino, em Itália, e tem como principal objetivo desenvolver novas soluções robotizadas para reabilitação motora dos membros inferiores.
Os três investigadores agora premiados desenvolvem as suas atividades no Centro de Investigação e Desenvolvimento emMicrossistemas Eletromecânicos da Universidade do Minho (MEMS-UMinho), cuja área investigação se centra nas áreas das micro e nanotecnologias, associando as valências dos sistemas mecânicos e eletrónicos com aplicação a novas soluções biomédicas.
A Universidade do Minho foi a grande vencedora tendo a maioria dos premiados no referido encontro, sendo que a organização do próximo Congresso Nacional de Biomecânica terá lugar no Campus de Azurém, Guimarães, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2017.
Fonte: DEM
(Pub. Fev/2015)