image001kkkklllooo
Academia, 10.02.2015
Três investigadores premiados no 6º Congresso Nacional de Biomecânica
Leiria
Sara Cortez, Rita Machado e Ivo Silva, estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foram galardoados no 6º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB2015) que decorreu em Leiria nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015 e que contou com cerca de duas centenas de trabalhos.


Sara Cortez, estudante de doutoramento em Engenharia Biomédica, recebeu uma Menção Honrosa atribuída pelaInternational Society of Biomechanics(ISB) na categoria de Melhor Estudante com o trabalho intitulado "Análise computacional da reorientação das fibras de colagénio na cartilagem articular". Esta investigação insere-se no âmbito de um projeto europeu e visa produzir materiais biológicos implantáveis para pessoas com osteoartrose, que é uma doença que afeta cerca de um quinto da população mundial e é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.

Rita Machado, mestre em Engenharia Mecânica, foi também premiada com Menção Honrosa na mesma categoria. O trabalho premiado "Projeto de um dispositivo médico para apoio ao diagnóstico de patologias no tornozelo" foi desenvolvido no âmbito de uma pareceria entre a Clínica Espregueira Mendes e o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, e visa facilitar o diagnóstico de lesões ao nível dos membros inferiores em particular na articulação do tornozelo.

Ivo Silva, mestre em Engenharia Biomédica, foi galardoado com o prémio de Melhor Poster com o artigo "Análise Experimental de um Exosqueleto Articular para Assistência na Reabilitação da Marcha". Trata-se de uma investigação levada a cabo no âmbito de uma cooperação entre as Universidade do Minho e de Cassino, em Itália, e tem como principal objetivo desenvolver novas soluções robotizadas para reabilitação motora dos membros inferiores.

Os três investigadores agora premiados desenvolvem as suas atividades no Centro de Investigação e Desenvolvimento emMicrossistemas Eletromecânicos da Universidade do Minho (MEMS-UMinho), cuja área investigação se centra nas áreas das micro e nanotecnologias, associando as valências dos sistemas mecânicos e eletrónicos com aplicação a novas soluções biomédicas.

A Universidade do Minho foi a grande vencedora tendo a maioria dos premiados no referido encontro, sendo que a organização do próximo Congresso Nacional de Biomecânica terá lugar no Campus de Azurém, Guimarães, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2017.


Fonte: DEM


(Pub. Fev/2015)

Arquivo de 2015