lions--6-yamadamed
Academia, 29.01.2015
Vice-presidente Internacional do Lions impressionado com condições para se estudar Medicina na UMinho
UMinho
O Vice-presidente Internacional do Lions, Jitsuhiro Yamada esteve na UMinho, onde foi recebido pelo Reitor Antonio Cunha e por diversas individualidades Lionísticas nacionais, que lhe deram a conhecer o que é feito pelos clubes Lions em Portugal, mas sobretudo, pretendeu-se mostrar as condições e o que é feito a nível do desenvolvimento da medicina na Universidade do Minho (UMinho).


Sendo Jitsuhiro Yamada um neurocirurgião, e uma vez que o Lions Clube de Braga já financiou a Universidade com 100 bolsas, o equivalente a 100.000 euros, a comitiva que o recebeu e os responsáveis da UMinho pretenderam que conhecesse as condições em que se estuda e se desenvolve a Medicina na UMinho, bem como, o funcionamento do curso, como é desenvolvida a investigação e a qualidade com que saem para o mercado os estudantes minhotos.

A sessão, que iniciou com uma apresentação da Escola de Ciências da Saúde (ECS) e do curso de Medicina, feita pelo diretor de curso, Nuno Sousa, pretendeu mostrar que a inovação tem norteado toda a conceção e desenvolvimento da Escola, e a forma como o curso é estruturado, referindo que do 1º ao 6º ano são promovidas as dimensões prática e integrada da formação médica. O Diretor referiu ainda que, o funcionamento do curso é totalmente distinto das outras universidades, uma vez que tem uma abordagem ?interdisciplinar?. Seguiu-se a visita guiada pela Escola, em que o Vice-presidente Internacional do Lions e toda a comitiva presente puderam ver a verdadeira dimensão e qualidade da Escola, a qual se rege pelas boas práticas, pela inovação e pela criatividade.

Posto isto, o momento foi de agradecimento e entrega de lembranças. O Reitor da UMinho agradeceu a Jitsuhiro Yamada, e aos vários membros Lions presentes, pelo que têm feito pela Universidade e pelos seus estudantes mais carenciados, referindo ser "muito interessante" a relação existente entre a UMinho e a organização Lions, mais propriamente com o Lions Clube de Braga, uma colaboração que espera que continue. António Cunha agradeceu a visita, entregando como lembrança um livro sobre a Universidade.

Também o Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Carlos Videira falou e agradeceu em nome dos estudantes "por tudo o que o Lions tem feito pelos estudantes da UMinho", esperando que "esta relação se mantenha". Segundo Videira "esta é uma relação que muito nos honra e que tem dado frutos para os nossos estudantes", reforçando que nos últimos dois anos "valeu a atribuição de 100.000 euros para 100 estudantes da UMinho com carências económicas", um auxílio importante "para continuarem os seus estudos, mas também para a Universidade e para o futuro de todos nós enquanto sociedade". Por tudo isto, o presidente da AAUM revelou que a Associação decidiu no final do ano passado "fazer do Lions Clube de Braga membro honorário da AAUM" um passo que segundo este será importante "para reforçar as nossas relações".


Já o Presidente do Lions Clube de Braga, Manuel Portela entende que esta aposta feita nos estudantes da UMinho é "uma aposta no presente e no futuro" garantindo que esta relação "é para continuar pois não podemos deixar cair por terra alunos com talento e potencial e que muitas vezes veem o seu caminho de formação comprometido por causas económicas".

Também a Governadora do Lions do Distrito 115 Centro Norte, Anabela Caldevilla, agradeceu à Universidade pela forma como foram recebidos e pelo que conseguiram transmitir ao Vice-Presidente do Lions Internacional, dizendo que, com certeza levará uma excelente imagem daquilo que "somos capazes de fazer na área da investigação e na área da ciência". A Governadora transmitiu ainda que o protocolo entre o Lions e a UMinho será para continuar, realçando a importância da ajuda aos jovens, às suas famílias pois será "importante no futuro da sociedade".Anabela Caldevilla deixou ainda no ar um desejo de que se forme o "Núcleo Universitário Lions da UMinho".

O Vice-Presidente do Lions Internacional agradeceu a hospitalidade e mostrou-se muito impressionado com as condições, o profissionalismo existente na Universidade, particularmente na ECS. Neurocirurgião de profissão referiu que a humanidade faz parte de si, daí a sua ligação ao Lions, afirmando que "a humanidade é importante não só para o médico mas para toda a gente". Num fortalecimento do apoio que o Lions Clube de Braga tem dado à UMinho, Yamada afirmou que "é muito importante o investimento nos jovens e no desenvolvimento da medicina".

Enquadrada nas comemorações do Centenário do Lions Clubs International, a estada do Dr. Jitsuhiro Yamada no nosso país terminou hoje, em Guimarães com a visita ao Centro Histórico de Guimarães e Paços dos Duques.

Texto: Ana Marques 

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Jan/2014)

Arquivo de 2015