Eleito
Vice-presidente da Associação Internacional de Lions Clubes no
passado mês de julho, Jitsuhiro Yamada desloca-se pela primeira
vez a um país estrangeiro para uma visita de cinco dias ao nosso
país, a qual passará por Lisboa, Açores, Braga e Guimarães.
Chegado a Portugal, dia 25 de janeiro, a passagem por Braga e Guimarães decorre nos dias 28 e 29 de janeiro, sendo recebido no dia 28, por António Cunha para um almoço de boas-vindas no Restaurante Panorâmico da Universidade do Minho (13h00), ao qual se seguirá uma visita guiada à Escola de Ciências da Saúde (ECS), momento que irá anteceder a cerimónia de agradecimento e entrega de lembranças que decorrerá no auditório da ECS, na qual estarão presentes: o Reitor António Cunha, a Governadora do Lions do Distrito 115CN, Anabela Caldevilla, a Presidente da Escola de Ciências da Saúde, Cecília Leão, o Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Carlos Videira e o Vice-Presidente do Lions Internacional, Jitsuhiro Yamada. Nesta cerimónia, o Vice-presidente Internacional do Lions terá ainda a oportunidade de falar com o Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho em nome do grupo de alunos que receberam Bolsas Lions em 2013 e 2014 (num total de 100.000 euros).
De seguida, Jitsuhiro Yamada deverá dirigir-se para Guimarães, onde às 19H00, na Histórica Pousada de Santa Marinha está previsto um encontro com responsáveis do Lions do Distrito 115CN. Pelas 20h30 realizar-se-á o jantar de despedida no mesmo local, com a presença de diversas individualidades Lionísticas, do Reitor António Cunha, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, entre outros convidados.
Dia 29 (08H30) será
feita uma curta visita ao Centro Histórico de Guimarães, Paços
dos Duques, partindo o Dr. Jitsuhiro Yamada, posteriormente para
a Finlândia para mais uma visita Lions.
Este ano, os Lions estão a comemorar, por todo o mundo os 100 anos de Serviços Lionísticos, estando esta 1ª visita do Vice-Presidente Internacional enquadrada nestas comemorações. O Lions Clubs International traçou ainda como objetivos deste centenário servir 100 milhões de pessoas até dezembro de 2017 em cada área específica "Jovens, Visão, Fome e Ambiente" pretendendo-se Beneficiar, Aliviar e dar Assistência a 25 milhões de pessoas.
Também os Lions de Portugal estão a viver um grande momento, pois no passado mês de outubro foi publicado no DR o reconhecimento Oficial por parte da Tutela (Presidência de Conselho de Ministros), da Fundação dos Lions de Portugal, que à semelhança do que se passa com a Fundação Lions InternacionaL (LCIF) poderá agora desenvolver projetos de apoio à nossa comunidade. Atualmente existem em Portugal mais de 100 Lions Clubes, de norte a sul incluindo as Regiões da Madeira e Açores e cerca de 2.400 Associados.
Sobre Jitsuhiro Yamada
Jitsuhiro Yamada é
Japonês e foi eleito vice-presidente da Associação Internacional
de Lions Clubes durante a 97ª Convenção Internacional realizada
em Toronto, Canadá, de 4 a 8 de julho de 2014. Neurocirurgião de
profissão, Yamada é companheiro Lion desde 1985, tendo ocupado
diversos cargos na associação.
Texto: Ana
Coimbra
Foto:
Lions
(Pub.
Jan/2015)