default-header-news
Academia, 28.01.2015
Primeira pedra do ‘novo’ Arquivo Distrital de Braga é colocada na quarta-feira
Braga
A Universidade do Minho lança esta quarta-feira, dia 28, a primeira pedra da empreitada de requalificação do Edifício da Rua Abade da Loureira, em Braga, que irá albergar o Arquivo Distrital de Braga (ADB) e o Centro Interpretativo da UMinho. A cerimónia realiza-se às 11h com a presença do vice-presidente da CCDR-N, Carlos Neves, do reitor António M. Cunha, do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e do diretor do ADB, António Sousa.


Esta ação corresponde à primeira fase do projeto de requalificação do Complexo histórico-monumental do Largo do Paço, um imóvel de interesse público e um ex-libris da cidade. O Arquivo, unidade cultural da UMinho, é uma referência a nível nacional devido à riqueza do seu espólio, que inclui o documento mais antigo assinado por D. Afonso Henriques e o "Liber Fidei" - cartulário pergamináceo que recolhe a transcrição de 953 documentos dos séculos IX ao XIII -, e dos seus fundos, tais como a Casa do Avelar, o Conde da Barca, o Cartório da Câmara Eclesiástica e o Cabido da Sé de Braga. As novas instalações terão capacidade para cerca de 20 quilómetros de documentação, distribuídos em cinco pisos.

No mesmo dia, está previsto o lançamento da primeira pedra da empreitada de construção da nova plataforma tecnológica de apoio à investigação na Escola de Ciências da Saúde da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

Arquivo de 2015