Carlos Silva
(Administrador), Fernando Parente (Diretor do Departamento
Desportivo e Cultural), Susana Silva (Diretora do Departamento
Financeiro), Celeste Pereira (Diretora do Departamento Alimentar)
e Isabel Rêgo (Diretora do Departamento Apoio Social) formam a
equipa que lidera os SASUM nas suas áreas principais, os quais
têm sido responsáveis por colocar os Serviços no patamar de
excelência que ocupa atualmente, coadjuvados por uma extensa
equipa de funcionários e colaboradores.
Carlos Silva, Administrador dos SASUM faz um balanço positivo de 2014 "foi um ano de uma ligeira recuperação económica, em relação ao ano anterior que tinha sido um ano particularmente difícil". Sublinhando que "Como prestamos serviços de âmbito social aos alunos em várias vertentes (alimentação, alojamento, desporto, entre outros) acabamos por ter a noção da evolução da procura destes serviços em função da capacidade económica das famílias dos alunos da UMinho". Segundo o Administrador, o balanço acaba por ser positivo pois "grande parte dos objetivos foram cumpridos, com exceção daqueles de não dependem apenas dos nossos serviços, nomeadamente os da criação de novas infraestruturas, quer na área alimentar, quer na área desportiva" disse.
O mesmo otimismo é partilhado pelos quatro diretores, pois segundo Fernando Parente apesar do "contexto socioeconómico que se vive em Portugal não ser o mais favorável ao aumento da procura de serviços desportivos, poderemos no entanto considerar que a atividade do departamento foi positiva". Já Isabel Rego refere que "O balanço é francamente positivo", destacando até que foram inclusive "melhorados os resultados face ao ano letivo anterior, em relação a todos os Setores do Departamento".
Na mesma linha, Susana Silva afirma que "O balanço é bastante positivo" pois os objetivos do DAF "foram atingidos de uma forma geral". Já Celeste Pereira refere-se a 2014 como "um ano interessante", salientando a inversão do "decréscimo observado no ano de 2013 que contrariou a nossa tendência de crescimento dos últimos anos", bem como o excelente resultados de outros projetos, quer no que toca ao sistema de segurança alimentar, o projeto de Alimentação saudável na UM, o serviço de Take-away, semanas temáticas, workshops temáticos, o Movimento Menos Olhos do que Barriga, afirmando que "tentamos estar onde o cliente precisa de alimentação!"
Apesar de a conjuntura ser difícil, das dificuldades impostas a vários níveis e que se refletem nas diferentes vertentes dos Serviços, os SASUM tem sabido e conseguido adaptar-se com uma gestão eficaz e eficiente, com objetivos e metas bem definidas, nunca perdendo o seu sentido de missão que é a vertente social.
Administrador, Carlos Silva
Numa
conjuntura de crise e com as dificuldades que daí advêm, como
caracteriza a gestão dos SASUM em
2014?
Decorrente dos
nossos sistemas de qualidade,ISO 9001:2008 em todos os seus
processos, bem como, a certificação de acordo com o referencial
normativo ISO 22000:2005 na área alimentar, a nossa gestão é
planeada e monitorizada, ou seja, durante todo o ano estamos
atentos a possíveis desvios dos indicadores de gestão de modo a
que possamos cumprir os objetivos da gestão, nunca descurando a
vertente social que está inerente à nossa
missão.
Somos o Serviço de
Acção Social que tem percentualmente o menororçamento de estado (OE), esta
componente só representa 22% do nosso orçamento global, ou seja,
nós temos de produzir e aumentar a receita de modo a perspetivar
a melhoria dos diferentes serviços, sempre numa perspetiva
sustentável.
Só é possível gerir
desta forma quando todo o trabalho de gestão é realizado em
equipa, envolvendo nas várias fases todas as pessoas da
organização, já que todos temos objetivos a
cumprir.
Quais foram
os principais feitos ou desenvolvimentos dos SASUM no ano que
agora termina?
A conquista do nível
de excelência da nossa organização é sem dúvida a que mais se
destaca nos últimos anos. A forma como os nossos trabalhadores
evoluíram, face ao investimento que é feito todos os anos em
formação, a forma como esta cultura de excelência foi transposta
para dentro da organização, através da ação dos responsáveis de
cada área, fez com que os projetos e os objetivos fossem
concretizados.
Para além das
vertentes materiais de melhoria de infraestruturas (alimentares,
desportivas e nas residências), e de criação e melhoria dos
serviços prestados, verificados pelos nossos indicadores de
gestão, penso que o mais importante são os recursos humanos da
organização e o investimento direto que realizamos nestas
equipas, porque esta deverá estar toda alinhada para mais
facilmente atingirmos os objetivos globais da
organização.
Os SASUM
continuam com vontade de crescer ou estamos em fase de
consolidação?
Estamos numa fase em
que temos de consolidar os recursos humanos, já que estamos num
período onde temos muitas saídas e muitas entradas de pessoal,
nos sectores mais operacionais. No entanto, para esta
consolidação é importante ter recursos financeiros e por isso
temos de ter um crescimento incremental, criando novos serviços e
novas infraestruturas.
Quais são as
projeções para 2015?
As projeções para
2015, passaram por fornecer todos os nossos serviços de modo a
obter a satisfação de quem os procura, queremos sempre fornecer
mais serviços, aos melhores preços e queremos ter alunos e uma
comunidade satisfeita.
Ao nível das
infraestruturas, um dos projetos mais importantes para 2015 são
aqueles que podem ajudar a consolidar a vertente financeira dos
SASUM, numa lógica social, ou seja, são sempre projetos que visam
a criação de novas infraestruturas que vão permitir aumentar a
oferta de serviços na Universidade do Minho. Temos identificadas
necessidades ao nível da alimentação, neste caso, uma
infraestrutura ao nível do restaurante panorâmico em Guimarães.
Ainda não temos apoio financeiro para este projeto mas
acreditamos que será possível concretizar este
objetivo,
vamos ter de encontrar na nossa gestão a folga financeira
suficiente para criar esta infraestrutura, no curto prazo, vai
ser difícil, mas não me parece impossível.
Também teremos
melhoramentos na vertente desportiva, de modo a que a toda a
comunidade (interna e externa) possa desenvolver múltiplas
atividades desportivas a muito baixo custo.
Acha que a
comunidade académica reconhece todos os esforços do SASUM para
melhorar o bem-estar da mesma?
Não tenho dúvidas,
uma das vertentes mais importantes que temos na nossa organização
é o facto de serem avaliados constantemente por toda a comunidade
académica, através de questionários de recolha de opinião,
através de recolha de sugestões e reclamações que nos obrigam a
ser cada vez melhores e também para irmos ao encontro das suas
expectativas. Nas avaliações que realizamos sentimos de forma
clara o reconhecimento da comunidade académica.
Também é importante
salientar que sentimos este reconhecimento dos órgãos principais
da Universidade do Minho, do Conselho Geral e do Reitor da
Universidade do Minho, através dos pareceres que são emitidos
pelos órgãos da Universidade.
No início de 2014
tambémvencemos oPrémio de Excelência no Trabalho
2013, ficamos em 1º
lugar, na categoria das grandes empresas do Sector Público, foi
para nós o reconhecimento do exterior, da sociedade em relação às
nossas metodologias e condições de trabalho. Para nós é muito
importante vir alguém de fora e dizer, vocês são uma unidade de
excelência, vocês em Portugal são uma referência na administração
pública.
Que mensagem
de fim de ano gostaria de deixar à comunidade
académica?
Aproveitem a
oportunidade para fazer e usufruir de tudo que poderem na UMinho,
nas vertentes da ação social. Venham às nossas cantinas,
pratiquem desporto, venham aos complexos desportivos, fiquem nas
nossas residências, aproveitem as nossas vivências, sejam felizes
e cumpram o vosso objetivo o mais rápido possível.Durante o tempo que
cá estiverem aproveitem ao máximo. Usem e abusem dos nossos
Serviços! Nós somos a vossa família na Universidade do
Minho.
Fernando
Parente
Qual o
balanço do Departamento Desportivo e Cultural, do ano que agora
termina?
Continuamos a dar
resposta a cerca de 10.000 utilizadores nas nossas unidades
desportivas para cerca de 250.000 usos, a recebermos cerca de 150
eventos por ano e a ter os nossos utentes significativamente
satisfeitos. Para além da atividade traduzida nestes números
realizamos ainda o Campeonato Mundial Universitário de Andebol em
agosto passado na Cidade de Guimarães e que foi um grande sucesso
desportivo e organizativo. Como é normal acompanhamos e demos um
grande apoio à divulgação da atividade cultural da
Academia.
Como
caracteriza o trabalho levado a cabo pelo Departamento neste
último ano?
Não foi um ano
fácil, principalmente porque adicionamos ao nosso programa
regular o Mundial Universitário de Andebol, mas também se
traduziu numa oportunidade de criar competências e melhorar o
prestígio nacional e internacional da Universidade do Minho. O
balanço como foi dito anteriormente, é positivo e gratificante.
Os nossos recursos humanos estiveram como sempre à altura dos
desafios dando resposta com bastante competência a todas as
solicitações de quem nos procura e aos desafios que foram
lançados.
Os objetivos
foram atingidos?
São inúmeros os
objetivos que fixamos anualmente no âmbito da atividade do
Departamento, diríamos que cerca de 90% foram atingidos, tendo
aqueles que se relacionam com a capacidade de gerar receita para
continuar a investir na qualidade do serviço aqueles que são mais
afetados devido à falta de capacidade financeira que as famílias
e por consequência dos estudantes sentem
atualmente.
A crise é
uma realidade. Como tem conseguido o Departamento enfrentar esta
fase?
Embora o nosso
serviço se oriente na lógica de preços sociais para os
estudantes, sentimos que mesmo assim é difícil para estes, por
vezes, manter uma atividade regular em determinadas atividades
desportivas. Os SASUM lançaram e continuarão a lançar atividades
que consigam manter os atuais praticantes e recrutar novos
aderentes sem que as taxas a pagar sejam uma barreira para
praticar desporto na sua Universidade. Vamos continuar a
organizar atividades e serviços que mantenham a sustentabilidade
dos serviços e aumentar o número de
utentes.
Quais os
projetos e metas do Departamento para o próximo
ano?
Vamos manter as
mesmas metas, que andarão nos 10.000 utilizadores, 250.000 usos,
150 eventos e o projeto de maior envergadura será o Campeonato
Europeu Universitário de Andebol a realizar em agosto de 2015, em
Braga.
Quais são as
maiores preocupações do Departamento para o ano que se
avizinha?
As nossas maiores
preocupações vão sempre para os estudantes que não praticam
desporto, vamos tentar ser mais criativos e consequentes com este
público e tentar aumentar o número de estudantes ativos na
prática de atividade física e desporto, quer seja com atividade
regular, quer seja com eventos de promoção dos
serviços.
O que podem
esperar os utentes para o novo ano? Há alguma novidade ou
surpresa?
Passados 20 anos da
existência do serviço desportivo estamos numa fase de revisão do
que foi feito e que orientação ou rumo deveremos tomar, sempre
numa lógica de chegar a mais gente e com qualidade de serviço.
Lançaremos certamente algumas atividades e serviços novos ainda
em setembro de 2015, ou até mesmo
antes.
Os serviços
desportivos da UMinho são uma referência em termos nacionais e
internacionais. Cerca de 40% dos estudantes da UMinho pratica
desporto nas instalações desportivas dos SASUM estando ao nível
das melhores praticas europeias. A que se deve esta
performance?
Existem 3 questões
das quais os SASUM não abdicam em termos de aproximação
estratégia e desenvolvimento do desporto na Universidade do
Minho. Desde logo trabalhar no sentido da democratização do
acesso ao desporto, numa lógica de desporto, organizando os
serviços em função da procura de todos os estudantes; o
envolvimento e comprometimento dos recursos humanos com o
desenvolvimento, qualidade do serviços, e ser uma referência
internacional no âmbito do desporto universitário, desde o
administrador até aos níveis mais operacionais; e a relação e
trabalho diário com AAUM no sentido de dar as melhores condições
aos estudantes, nomeadamente aqueles que estão envolvidos na
competição desportiva
universitária.
Uma mensagem
à Academia?
Que 2015 seja um ano
de realizações pessoais, e que dentro destas, exista um cantinho
para a prática desportiva e atividade cultural, porque estas
tornam a "nossa vida" melhor
preenchida.
Susana Silva
Como
caracteriza o trabalho levado a cabo pelo Departamento neste
último ano?
R: Decorrente dos
sistemas que estão implementados na Administração Pública (AP) em
geral, e sendo o DAF um departamento dos SASUM, que é um
organismo da AP, o trabalho é muito burocrático. O DAF é um
departamento que tem acompanhado todas as alterações legais,
fiscais e contabilísticas e para além disso outras alterações que
são iniciativa da gestão. É um trabalho que exige muita
atualização, acompanhamento, rigor e legalidade acima de tudo.
Durante o ano de 2014, o DAF acompanhou todas as evoluções e com
muito esforço de toda a equipa e com a colaboração em especial do
setor de Informática, que é um setor do Gabinete do Administrador
(GA), tem conseguido corresponder a todas as
mudanças.
Os
objetivos foram atingidos?
Os objetivos
operacionais foram todos atingidos e alguns deles foram mesmo
superados. Alguns dos objetivos superados foram: a realização de
auditorias financeiras internas, (foram realizadas 21 auditorias
no total, desagregadas na área de existências e
disponibilidades), o prazo médio de pagamentos, a realização de
ações de formação internas aos colaboradores dos DAF, o
cumprimento das obrigações legais e internas. Os restante
objetivos foram atingidos exceto o objetivo que diz respeito à
reetiquetagem de todos os bens de imobilizado segundo o sistema
RFID (Sistema de rádio frequência) que não foi atingido devido a
problemas de natureza informática que impediram a concretização
do mesmo.
Como
responsável pela área financeira dos SASUM. Quais têm sido as
maiores dificuldades dos Serviços neste período de crise? Qual a
área ou de que forma têm sido maior o impacto financeiro no
orçamento dos SASUM?
Nestes tempos de
crise, a maior dificuldade tem sido a gestão de recursos
financeiros que estão cada vez mais escassos, por um lado porque
as transferências do Orçamento de Estado são cada vez menores e
por outro lado, também porque as receitas próprias também
diminuíram, apesar de em 2014, já se notar algum crescimento
relativamente a 2013.
Outro aspeto muito
importante que se torna muito difícil de gerir, é que o acréscimo
de trabalho devido às exigências impostas, que não têm sido
acompanhadas de motivações socais para os
trabalhadores.
Em relação à(s)
área(s) que têm tido maior o impacto financeiro no orçamento dos
SASUM é a área alimentar e alojamento de forma positiva, ou seja,
são as áreas que têm tido um impacto maior no orçamento dos SASUM
de forma positiva.
Quais os
projetos e metas do Departamento para o próximo
ano?
O principal projeto
para o ano de 2015 seria terminar areetiquetagem de todos os bens
de imobilizado segundo o sistema RFID (Sistema de rádio
frequência). Contudo, para a concretização deste projeto estamos
dependentes dos sistemas informáticos, que nem sempre
correspondem dentro dos prazos que esperamos. Como objetivos, ou
metas o DAF, podemos elencar, nomeadamente:
·Realização
de auditorias internas, de forma permanente, com o objetivo de
consolidar as metodologias de prevenção e erros ao nível dos
caixas, imobilizado e existências;
·Dar
formação aos trabalhadores do DAF e eventualmente estender
algumas ações a todos os trabalhadores dos SASUM e da UMinho
sobre temas de interesse geral;
·Dar continuidade ao
sistema de contabilidade analítica digráfico, com elaboração dos
mapas do POC-Educação para o ano letivo 2014/2015 (setembro 2014
a agosto 2015);
·Dar cumprimento às
obrigações legais (Direção Geral do Orçamento, Tribunal de
Contas, etc) e internas (Administrador e responsáveis dos
departamentos) previstas no calendário contabilístico
·Proceder à atualização do MCI de
acordo com os procedimentos definidos na certificação dos SASUM,
segundo a NP EN ISO 9001:2008 e a NP EN ISO
22000:2005;
·Zelar
pelo cumprimento dos indicadores definidos no âmbito da
Certificação da Qualidade, nomeadamente: Prazo Médio de
Pagamentos; Prazo Médio de Recebimentos; Desvio nos Inventários
(produtos simples); Prazo médio da conclusão dos processos de
abate.
Quais
são as maiores preocupações do Departamento para o ano que se
avizinha?
As preocupações do Departamento são sempre atingir os objetivos a que se propõe, com critérios de economia e eficiência. Contudo, as minhas preocupações em particular, como responsável do departamento, prendem-se com as questões sociais que são fontes motivadoras para os colaboradores. Pois se os trabalhadores estiverem desmotivados não conseguiremos atingir os objetivos propostos. O DAF funciona em equipa e sem esse espírito não conseguimos atingir os objetivos!
Uma
mensagem à Academia?
Para os estudantes a
mensagem é de âmbito social, reforçando o Lema: A Tua Família na
Universidade.
Celeste
Pereira
Como
caracteriza o trabalho levado a cabo pelo Departamento neste
último ano?
Como sempre, em
todos os anos que trabalho nos SASUM, trabalho intenso, dedicação
máxima e profissionalismo. O departamento alimentar tem feito um
percurso importante para a sua afirmação como departamento com
serviço de qualidade e de referência. No contexto de instituição
de ensino superior, o departamento alimentar é talvez o
departamento da UM, relativamente ao número de colaboradores (136
em 2014) com baixa formação académica. Neste sentido, o desafio
da afirmação é enorme. Mas penso que temos hoje um departamento
alimentar visto e avaliado como uma mais-valia pelo serviço que
presta a todos os níveis.
Os objetivos
foram atingidos?
Ainda não fizemos o
balanço total de todos os objetivos operacionais, mas os
objetivos estratégicos foram atingidos e muitos foram superados!
Indicadores de higiene, objetivos de formação, objetivos de
comunicação foram certamente superados.
A crise é
uma realidade. Como tem conseguido o Departamento enfrentar esta
fase?
Percebemos o ano passado a dificuldade acrescida de alguns alunos e mesmo outros elementos da comunidade académica. A estratégia que definimos para esta fase foi simples:
§Não aumentar preços, principalmente ao nível dos alimentos básicos que podem compor um pequeno-almoço/lanche ou almoço, como o leite, pão, sopa, fruta. É possível fazer uma refeição completa e saudável nas nossas unidades por valores muito mais baixos do que os praticados no exterior;
§Não aumentamos, em 2014, o preço das refeições subsidiadas, apesar do enquadramento legal existente assim o definir. Neste sentido, nenhum aluno nosso consegue fazer no exterior uma refeição equilibrada e completa pelo preço que paga nas nossas cantinas; e em 2015 vamos comparticipar o preço da refeições subsidiadas, sendo que um pack de 10 senhas custará 23,50€.
§Diversificamos o serviço dos bares, colocando mais produtos à disposição nas diferentes unidades;
§Diversificamos os pontos de venda e a oferta das refeições de take-away que constituem uma alternativa conveniente e muito acessível de refeição para casa.
Quais os projetos e metas do Departamento para o próximo ano?
Os projetos do
departamento alimentar para o ano de 2015 serão alinhados com a
estratégia dos últimos anos. Não será de esperar nenhuma mudança
radical. Teremos objetivos operacionais alinhados com a
estratégia e, para esses objetivos, metas que nos permitam uma
evolução e melhoria continua. Os colaboradores do departamento
alimentar terão também os seus objetivos alinhados com a
estratégia definida como habitualmente, numa perspetiva de
trabalho de equipa permanente.
Quais são as
maiores preocupações do Departamento para o ano que se
avizinha?
Talvez os recursos
humanos sejam a maior preocupação do departamento alimentar nos
próximos anos. Temos uma parte significativa do departamento com
idades avançadas. Temos pessoas que trabalham desde os 13, 15
anos, têm uma vida imensa de trabalho no seu percurso... estas
pessoas continuam a ser muito válidas para a organização, mas
apresentam algumas limitações, em especial físicas, para a
aprendizagem e evolução. Neste sentido, teremos o desafio de
tentar continuar o nosso trabalho com o mesmo empenho e missão
neste enquadramento!
O que podem
esperar os utentes para o novo ano? Há alguma novidade ou
surpresa?
Os clientes podem
esperar do departamento alimentar a mesma dedicação e empenho em
servi-los sempre melhor, que temos tido ao longo destes anos.
Existimos para servir os nossos clientes! Assim queremos
continuar! Teremos com certeza sempre algumas surpresas para
dinamizar a nossa atividade, agradar aos nossos clientes e atrair
novos, que também é muito importante.
Os serviços
alimentares da UMinho são atualmente uma referência. Quais são as
mais-valias deste serviço?
O sistema de gestão
de segurança alimentar é uma mais-valia reconhecida deste
departamento. A qualidade e a segurança alimentar são os nossos
pilares de orientação.
Apesar das
circunstâncias incontornáveis do país, ter uma equipa motivada e
profissional é outra mais-valia do departamento. O atendimento e
o serviço fazem-se com pessoas. Estamos onde estamos pela
evolução que fizemos com as pessoas. Não somos perfeitos, mas
queremos ser!!
Pelos
estudos que têm feito, qual o feedback que têm recebido dos
utentes acerca do vosso serviço?
Aumentamos, mais uma
vez em 2014 o índice de satisfação global dos nossos clientes
(85,3%!). Resultado obtido da aplicação de 5000 questionários.
Penso que os números falam por si. Ficamos muito satisfeitos com
esta evolução contínua. É o fruto do nosso trabalho e dedicação!
Agradecemos muito à comunidade académica por todo o feedback que
nos vai dando ao longo destes anos. Dos inputs dos nossos
clientes, nasceram muitas melhorias. Se queremos ser melhores
ainda, terá de continuar a ser assim.
Tentamos promover
uma relação de proximidade com o cliente. Sempre que recebemos
uma sugestão, ou pedido de esclarecimento, seja pela via que for,
o cliente recebe a nossa resposta. Queremos que percebam que a
opinião dos clientes é essencial para podermos servi-los como
pretendem!
A comunidade
académica reconhece todo esforço desempenhado pelo
departamento?
SIM! A grande
maioria sim. É certo que não conhecem o detalhe do esforço e nem
uma ínfima parte do trabalho que desenvolvemos, mas isso tem a
ver com o facto de estarmos mais focalizados em fazer do que em
mostrar, o que não é um problema. Importante é que os clientes
valorizem o resultado final. E valorizam. Nós sentimos
isso.
Uma mensagem
à Academia?
A minha mensagem
para 2015 será de esperança. Que seja um ano com muita saúde e
VIDA. Desejo que as pessoas possam viver um bocadinho menos
preocupadas com o plano material para se dedicarem à família.
Sinto que as famílias por várias circunstâncias da vida estão a
passar para segundo plano, o que é mau sinal para a evolução da
nossa sociedade. A família deve ser o nosso
pilar!
Desejo que 2015 seja
um ano próspero em todos os planos e que seja um ano de POUCO
DESPERDÍCIO: sempre com "Menos Olhos do que Barriga", também
nesta época de Natal!! Tudo o que nos sobrar, poderá servir a
outros!!!
Isabel
Rêgo
Como
caracteriza o trabalho levado a cabo pelo Departamento neste
último ano?
Neste último ano
letivo, temos sentido uma procura muito mais premente dos alunos,
no âmbito da atribuição de bolsas de estudo e alojamento, a que
procuramos dar resposta, sendo que os recursos humanos e
financeiros se mantêm aos níveis dos outros anos, o que dificulta
a nossa tarefa e nos exige um esforço redobrado no sentido de dar
resposta às cada vez maiores carências que os alunos
denotam.
No ano que está
prestes a terminar e volvido o ano letivo 2013/14 e praticamente
o 1.º trimestre do ano letivo 2014/15, continuamos a trabalhar
com o máximo empenho profissional e pessoal, transcendendo
diariamente o horário laboral, para conseguir concretizar todos
os objetivos definidos no sentido de prestar um serviço de alta
qualidade aos utentes deste Departamento.
A excelência nos
serviços prestados implica um método de trabalho extremamente
organizado e multidisciplinar, para que todos os Setores estejam
sincronizados e direcionados para a célere e ponderada
concretização da prestação dos apoios sociais diretos e indiretos
inerentes ao Departamento.
Os objetivos
foram atingidos?
Sim, em termos
gerais foram inclusive ultrapassados.No Setor do Alojamento,
destacamos, no ano letivo de 2013/14, uma taxa global de ocupação
dos 4 complexos Residências de 98,23%, sendo as Residências dos
SASUM aquelas que registam o melhor nível de condições a nível
nacional. Parte do sucesso obtido, foi fruto de uma campanha de
promoção mais intensa, desenvolvida pelos SASUM junto da
comunidade académica, através do envio de e-mails para os
estudantes, de contactos telefónicos diretos, distribuição de
panfletos e divulgação no UMdicas.
Neste momento, o
Setor de Alojamento regista uma taxa de ocupação de 100%, que é
reveladora do sucesso obtido pela realização destas campanhas
promocionais.
Relativamente a
atribuição do apoio social direto bolsa de estudo, em termos de
processo de candidatura a bolsa de estudos existe um
acompanhamento diário estatístico atinente à análise das
candidaturas a bolsas de estudo, cumpre destacar que os SASUM
registaram, no ano letivo de 2013/14, 6.558 candidaturas e 5.285
bolseiros, tendo sido apoiados economicamente 80,6% dos
candidatos a bolsa de estudo.
Salienta-se como
causa relevante do aumento percentual do n.º de bolseiros em
2013/14 a alteração ao Regulamento de atribuição de bolsas de
estudo, considerando a recomendação do Senhor Provedor de
Justiça, no âmbito da imputação de dívidas ao Fisco e à Segurança
Social, no sentido de «ser apenas tomado como motivo de
inelegibilidade para apoio social a situação tributária ou
contributiva não regularizada por dívidas imputáveis ao próprio
estudante
», medida que permitiu contemplar com bolsa os
estudantes cujo único motivo de indeferimento da candidatura era
a situação tributária ou contributiva irregular dos outros
elementos do agregado familiar.
No presente ano
letivo, em 12 de dezembro, o n.º de candidaturas a bolsas é de
6.509, sendo que já existem 6.038 processos com resultado, dos
quais 4.590 são alunos bolseiros.
Finalmente, no
âmbito do Setor de Apoio Clínico é importante referir que, no ano
de 2014, já ultrapassamos a meta de 2.800 atendimentos, tendo
registados até ao final de novembro 3.102 consultas de apoio
médico, psicológico e de enfermagem.
Quais os
projetos e metas do Departamento para o próximo
ano?
No próximo ano, o
Departamento de Apoio Social pretende continuar a apostar na
melhoria das condições das nossas Residências, ao nível do
conforto, da segurança e melhoria das infraestruturas
tecnológicas; assegurar uma taxa de ocupação nas nossas
Residências igual ou superior a 95%; prestar serviços na área do
apoio clínico de qualidade e rápido aos estudantes que nos
procuram, garantindo o cumprimento da meta de 2.800 consultas; e,
finalmente, garantir, do modo mais rápido possível, a análise e
decisão dos processos de candidatura a bolsa de estudo para que
os estudantes possam beneficiar deste apoio o mais cedo possível,
que, na maioria das vezes, é fundamental para os mesmos poderem
continuar no ensino superior, mantendo-se as metas definidas para
o atual ano letivo (70% - outubro; 90% - novembro; 95%-dezembro e
100% em julho).
A crise é
uma realidade. Como tem enfrentado o Departamento esta fase?
Quais têm sido os prós e os contras, caso
existam?
O Departamento de
Apoio Social integra os SASUM e, como uma unidade que são,
procuram no próximo ano rentabilizar ao máximo os recursos, sem
prescindir da qualidade e eficiência na resposta às necessidades
dos nossos utentes. Tarefa que não é fácil, atendendo à
dificuldade que resulta do fraco investimento do Orçamento de
Estado no que toca à ação social no ensino superior, que decerto
no próximo ano se manterá ao mesmo nível. Por outro lado, algo
que nos preocupa é o agravar das condições socioeconómicas dos
estudantes e dos seus agregados familiares, que compromete de
forma muito gravosa o sucesso do seu projeto académico; e a forma
como os nossos Serviços podem dar respostas significativas às
necessidades dos nossos estudantes, de acordo com o enquadramento
legislativo vigente.
Considerando este
agravamento das dificuldades económicas das famílias, inseridas
no contexto da crise económica que afeta Portugal e atentando nos
estudantes, com manifestas e comprovadas dificuldades económicas,
não abrangidos pelo sistema de ação social para o ensino
superior, foi dada continuidade à concessão dos apoios no âmbito
do Fundo Social de Emergência criado no ano letivo 2012/13, que
resultou de uma estreita colaboração entre a Universidade e a
Associação de Estudantes.
Durante o ano letivo
de 2013/14, foram recebidos 86 pedidos de prestação deste apoio,
tendo sido concedidos apoios a 51 estudantes, sendo o valor médio
anual atribuído de 1.106,56€. Cumpre ainda dizer que no ano
letivo anterior, o Lions Clube de Braga "membro da
Associação Internacional de Clubes Lions " através de uma
iniciativa concertada com um conjunto numeroso de patrocinadores,
decidiu atribuir 50 bolsas no valor de 1.000€ a estudantes da
Universidade do Minho, como um gesto de solidariedade e confiança
no sucesso do percurso académicos dos mesmos estudantes, que
constituiu uma forma de os despertar para a "prática desse
sentimento nobre que é a solidariedade".
O que podem
esperar os alunos para o novo ano? Há alguma novidade ou
surpresa?
No próximo ano
pretendemos continuar a executar as nossas atividades com igual
empenho e esforço e, no essencial, não temos previsto qualquer
alteração ao nível dos nossos objetivos ou atividades.
Importa, no entanto,
referir que continuaremos a promover junto das instâncias
competentes a importância de alterações ao nível do Regulamento
de Atribuição de Bolsas de Estudo, que permitam melhorias no que
toca à diminuição da burocracia e celeridade na análise e decisão
dos processos de candidatura a bolsa de estudo, a par da
possibilidade de uma avaliação mais real da situação
socioeconómica dos estudantes.
No âmbito do
Departamento Apoio Social. Qual a área de mais relevo do
Departamento e com a qual os alunos mais
contactam?
Todas as áreas
do Departamento de Apoio Social têm uma relevância fundamental,
porque as suas atividades dizem respeito a atribuição de poios
sociais aos estudantes, que são prestados numa perspetiva de
melhoria concreta e real da vida dos mesmos.
Contudo, atendendo
ao número de alunos que se candidatam a bolsa de estudo, é nesta
a área que se regista o maior número alunos que procuram e
contactam os nossos Serviços, presencialmente e através de meios
tecnológicos, correio eletrónico e plataforma eletrónica da DGES
de gestão de bolsas de estudo.
As
residências universitárias são local de eleição para alojamento
dos nossos alunos?
Acreditamos que sim,
e todos quanto trabalham no Setor de Alojamento esforçam-se para
esse objetivo. O Setor do Alojamento visa proporcionar alojamento
nas Residências Universitárias aos alunos da Universidade do
Minho, com prioridade aos alunos bolseiros e dentro destas
proporcionar condições de estudo adequadas.
Neste sentido, os
Serviços de Acção Social têm procurado modernizar as instalações
transformando-as em espaços modernos, melhor apetrechados e mais
funcionais, com o objetivo de facilitar o dia-a-dia dos
estudantes, contribuindo e colaborando na integração dos mesmos
na comunidade universitária, através da interação e
convívio.
Nestes últimos 2
anos tivemos um aumento de candidaturas no Setor de Alojamento,
que se pode explicar pela diminuição do poder económico das
famílias, mas, também, pelo ambiente académico de camaradagem e
companheirismo que os estudantes têm nas Residências, e, ainda,
pelas condições decorrentes da reabilitação dos blocos
residenciais.
O
Departamento Apoio Social tem vindo a melhor várias valências e a
criar outras nos últimos anos. A comunidade académica reconhece
todo esforço desempenhado pelo
departamento?
No Departamento de
Apoio Social, tal como em todos os outros Departamentos dos
SASUM, trabalhamos diariamente no sentido de melhorar
procedimentos e requisitos, indo ao encontro da satisfação dos
nossos utentes.
Não obstante
sabermos que é sempre possível fazer melhor, a nossa preocupação
é desenvolver as atividades que nos estão confiadas no âmbito das
atribuições dos Serviços de Acção Social, através de um
planeamento eficiente do trabalho e integrando todos os
colaboradores nos objetivos a atingir, privilegiando o
acompanhamento mais próximo possível dos estudantes, que estão
abrangidos pelos serviços que prestamos, quer seja na área de
atribuição de bolsas de estudo, alojamento ou apoio clínico.
Pensamos que é este
aspeto que nos diferencia no plano nacional e que nos permite
ter, ao nível da avaliação da satisfação dos nossos utentes,
taxas elevadas de satisfação no âmbito dos questionários
efetuados aos alunos em todas os setores que abrangem o
Departamento de Apoio Social.
Uma mensagem
à Academia?
Os apoios sociais no
âmbito da ação social no ensino superior constituem apoios
públicos para os quais todos nós, cidadãos, contribuem e que
visam proporcionar aos estudantes com reais carências
socioeconómicas condições para prosseguirem os seus estudos.
Assim é fundamental o papel dos SASUM na promoção e divulgação de
que os apoios sociais são um direito que tem associada a
responsabilização daqueles que os recebem e a "prática desse
sentimento nobre que é a solidariedade", de forma a garantir que
nenhum estudante economicamente carenciado fique excluído ou
privado da frequência do ensino superior.
Finalmente, queremos
que os estudantes saibam que podem permanentemente contar com os
SASUM no apoio à resolução das situações de âmbito social,
reforçando o seu Lema: A Tua Família na
Universidade.
Texto: Ana Coimbra
Fotografia: Nuno Gonçalves
(Pub. Jan/2015)