tabbols2015f
Academia, 13.01.2015
Candidatura a bolsa de estudo para 2014/2015
UMinho
A lista afixada reproduz os resultados obtidos pela aplicação do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo em vigor, aprovado pelo Despacho n.º 8442-A/2012 (2ª série), de 22 de junho, retificado pela Declaração de retificação n.º 1051/2012, de 14 de agosto e alterado pelo Despacho nº627/2014, de 14 de janeiro e pelo Despacho nº10973-D/2014, de 27 de agosto.


Esta lista pode ser consultada através da Internet no sitehttp://www.sas.uminho.pt, com acesso reservado através de credenciais válidas na UMinho. Os resultados e situação dos requerimentos estão indicados na lista suprarreferida.

Devido a vários problemas registados na plataforma de gestão do sistema de bolsas de estudo do ensino superior, a partir do dia 11 de dezembro, cuja gestão compete à Direcção geral do Ensino Superior (DGES), e no que diz respeito à componente dos documentos, verificou-se que os documentos entregues pelos alunos (antes daquela data) na maioria dos processos "despareceram", noutros processos os documentos estão danificados/corrompidos. Como a avaria técnica detetada ainda não se encontra totalmente solucionada, foi necessário notificar os alunos para entrega documentos, de modo que existem muitos processos em fase "A aguardar documentos ou informações solicitados ao requerente ou em audiência de interessados".

Está em curso pela DGES uma segunda fase do processo de recuperação do repositório dos documentos digitalizados, tendo em vista corrigir as lacunas detetadas no fim da primeira fase.

Os alunosdevem seguir rigorosamente o definido nas notificações da plataforma eletrónica da DGES, nomeadamente no que concerne ao cumprimento de prazos estipulados, para efeito de entrega de documentos e pronúncia em sede de audiência de interessados.

Opagamento da Bolsa de Estudo é assegurado pela Direção Geral de Ensino Superior (DGES) devendo os alunos aguardar o SMS com a informação de pagamento por parte da DGES.

Aos alunos bolseiros alojados nas Residências Universitárias dos SASUM que entregaram a "Autorização de Débito Direto" é efetuado o desconto do alojamento na bolsa de estudo. Nestes casos, a bolsa contempla um complemento de alojamento para os alunos que estão numa das Residências Universitárias, ou seja, é um valor que acresce à bolsa de estudo.

Relativamente à emissão de declarações para opasse escolar sub-23, os alunos devem efetuar as respetivas solicitações através daSecretaria Eletrónica dos SAUM, no portal académico.

Salienta-se que o processo de candidatura está sempre aberto, podendo o aluno candidatar-se em qualquer data. No entanto, entre 1 de outubro e 31 de maio, a bolsa de estudo é atribuída para o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio. Ver procedimentos emhttp://www.sas.uminho.pt(bolsas)

As bolsas de estudo são cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português no âmbito do POPH.


Resumo da situação de requerimentos de bolsa de estudo (mapa individual de 9/01/15)




Fonte: SASUM


(Pub. Jan/2015)

Arquivo de 2015