A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) está empenhada em organizar mais um grande acolhimento para os nossos colegas que irão ingressar na nossa Academia no próximo mês de Setembro. A AAUM realiza o Acolhimento aos Novos Alunos através de dinâmicas de educação não formal, recorrendo a "multiplicadores", que recebem uma formação para que tenham mais e melhores competências para a execução das diversas dinâmicas levadas a cabo.
A Associação Europeia de Estudos Chineses (EACS) elegeu Portugal e a Universidade do Minho (UMinho), em parceria com a Universidade de Coimbra, para a organização da sua XX Conferência Bienal, sob o tema "The country where Europe ends and sinology began". O evento acontece de 23 a 26 de julho nas cidades de Braga e Coimbra e traz ao nosso país mais de 500 académicos de 35 países espalhados pelo mundo, para discutir assuntos ligados à sinologia.
A Universidade do Minho vai realizar no próximo dia 12 de julho, às 10h00, uma cerimónia de entrega de diplomas de conclusão de estudos aos primeiros alunos do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), que ingressaram nesta universidade no ano letivo de 2012/2013.
Clara Calheiros tomou posse como nova presidente da Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), sucedendo a Mário Monte no cargo. A cerimónia que decorreu no passado ontem, dia 10 ficou marcada pela "Esperança" nos desafios, no futuro da Escola e no projeto da equipa que agora inicia funções. A nova presidente é a primeira mulher a assumir estas funções na Escola de Direito (ED), a qual será coadjuvada pelos vice-presidentes Cristina Dias e João Sérgio Ribeiro.
Encontra-se aberto o período de apresentação de candidaturas para estudantes que pretendam participar no programa Buddy UMinho, que consiste no "apadrinhamento" de um estudante Erasmus por parte de um aluno da Universidade do Minho. O prazo de candidatura é 11 de julho de 2014.
De 8 a 12 de julho, a Universidade do Minho e a cidade de Guimarães recebem a II World Conference on Environmental History (WCEH), congresso internacional que conta com a participação de mais de 550 investigadores provenientes dos cinco continentes, incluindo alguns dos maiores especialistas ambientais. A iniciativa insere-se nas comemorações dos 40 anos da UMinho.
Nuno Peres, físico e professor catedrático da Escola de Ciências da Universidade do Minho, é o português cujas publicações científicas têm mais impacto a nível mundial. A confirmação é dada pela lista "ISI Thomson Reuters Highly Cited Researchers 2014", que inclui apenas 3000 cientistas de todo o mundo, sendo três deles portugueses. Os artigos de Nuno Peres têm 13.839 citações, seguindo-se os do engenheiro Mário Figueiredo (Universidade de Lisboa) com 4622 e os do biólogo Miguel Araújo (Conselho Superior de Investigações Científicas, Espanha).
Na tarde de 27 de junho de 2014 o Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho acolheu a cerimónia de lançamento do livro "História da Universidade do Minho", da autoria de Fátima Moura Ferreira, Henrique Barreto Nunes, Márcia Oliveira, Maria Manuel Oliveira e Rita Ribeiro. Com lotação esgotada, entre os presentes estiveram o Reitor da Universidade do Minho, o presidente da Fundação Carlos Lloyd Braga e o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.