takeaway--1-570-2014
Academia, 25.11.2014
Serviço de Take Away: Rápido, Barato e Saudável
UMinho
O serviço de Take Away foi criado em 2012 pelo Departamento Alimentar dos SASUM (DA) e pretende ajudar a comunidade académica a optar por uma alimentação diversificada e saudável, a custos reduzidos. Esta iniciativa foi pensada, sobretudo, em todos os que dispõem de pouco tempo para prepararem as próprias refeições.


O serviço de Take Away funciona através de refeições prontas, pré-embaladas, com uma validade de três dias. Com uma grande variedade, o cliente pode optar diariamente, entre refeições de carne,  peixe, vegetariana, sopa e alguns complementos, podendo a ementa ser consultada no site dos SASUM. O regime de venda é livre, com o pagamento a ser efetuado no ato da compra. Ainda assim, recomenda-se a pré-reserva das refeições.

Segundo Celeste Pereira, diretora do DA, o grande objetivo foi a criação de "um serviço de refeições prontas, de acordo com os mais elevados padrões de higiene, segurança alimentar e equilíbrio nutricional".

Os pontos de venda em Braga são: Bar do Grill - Gualtar; Bar CP1 - Gualtar; Snack-Bar Congregados e Bar Residências St. Tecla. Em Guimarães podem recorrer ao serviço no Bar Residências e no Bar Engª I. Os preços variam entre 3 e 5 euros.

O serviço tem registado grande adesão, já que só neste ano se venderam 20 mil refeições, que levou também a um aumento nos pontos de venda. De acordo com Celeste Pereira, "a evolução tem sido notória" e, nesse sentido, há também "a oportunidade de ir avaliando quais são os pratos que registam uma maior procura". Para a diretora isso é muito importante: "Assim é possível fazermos uma aposta no tipo de refeições que melhor saem, embora procurando sempre novas receitas que sabemos que serão do agrado dos nossos clientes".

Celeste Pereira refere que neste momento "são sobretudo professores e funcionários os que recorrem a este serviço", embora se "registe alguma procura por parte dos estudantes que optam por levar as refeições para casa".

Luís Aguiar é professor na UMinho e cliente assíduo do serviço de Take Away. Caracteriza-o como "um espetáculo?. Para o professor de 40 anos, este é um serviço de grande valia para os professores e funcionários, mas sobretudo para os estudantes. "É óptimo, por exemplo, para os alunos, uma vez que têm aqui uma alternativa muito boa para comerem de forma saudável e variada a preços bastante económicos".

Por fim, Celeste Pereira afirma receber um feedback "muito bom" por parte dos consumidores e deixa uma mensagem: "As opiniões dos nossos clientes representam sempre oportunidades de melhoria nos nossos serviços. Sem o seu feedback, seria mais difícil a busca contínua de um melhor serviço para todos".


Texto: Telmo Crisóstomo


(Pub. Nov/2014)

Arquivo de 2014