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Academia, 27.10.2014
Start Point’14: Idealizar, criar e desenvolver são as artes de um futuro de sucesso
UMinho
Na terceira edição do Start Point, os wokshops, talks e formações marcaram uma forte presença ao longo de todo o programa, de forma a garantir a divulgação de oportunidades, o desenvolvimento de competências e o incentivo ao empreendedorismo.

A iniciativa que decorreu entre os dias 14 e 15 de outubro, nos campi da UMinho foi mais uma vez impulsionada pelaAssociação Académica da Universidade do Minho (AAUM)e coordenada pelo LIFTOFF-Gabinete do Empreendedor da AAUM, a qual foi aberta a todos os interessados.

Tendo como objetivo principal, promover uma maior aproximação de jovens e adultos ao mercado de trabalho, estes foram mais além, proporcionandonão somente à comunidade académica, mas também a ex-alunos, investigadores, funcionários, jovens desempregados e empreendedores, o contacto com diversas empresas e instituições que permitiram conhecer oportunidades e projetos, adquirir competências e obter algum Know-how.

 A abertura do evento contou com a presença do Vice-reitor da UMinho, José Mendes , o Presidente da Câmara Municipal de Braga,  Ricardo Rio , o Diretor da Região Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Manuel Barros , o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, António Pinheiro, e o Presidente da AAUM, Carlos Videira .

Ao longo de toda a atividade, as entidades empresariais mostraram sempre uma enorme vontade de informar, incentivar, orientar e apoiar os estudantes na criação dos seus próprios projetos, de modo a promover um verdadeiro espírito empreendedor e científico. 

Segundo a empresa "WEB OFFICE", um bom empreendedor determina-se "pela vontade de trabalhar, por apostar numa ideia criativa e saber procurar os recursos certos e, acima de tudo, calcular muito bem os seus custos".

Composto por várias sessões e palestras, o programa contou por exemplo com a participação de César Cerqueira com a sessão, "Alta Performance", na qual evidenciou a extrema relevância de conquistar o Sucesso. Por esse motivo, frisou a expressão "qualidade de pensamento", ou seja, todo o caminho que cada ser humano pretende alcançar necessita de ter um comportamento apropriado à situação.

Na opinião geral dos estudantes, a atividade é efetivamente muito positiva, visto que consideram que antes de entrar para qualquer cargo profissional é preciso conhecer o melhor modo de atingir o êxito.


A palestra "Never Startup Alone"  também registou uma audiência significativa pelo seu carácter atrativo e, sobretudo, vantajoso. Explicas-me?é uma plataforma inovadora que procura simplificar o encontro entre alunos e explicadores.

A participação da "Match Up" ganhou uma forte e especial atenção por parte do público. Claramente, a nossa sociedade caracteriza-se cada vez mais pela sua dependência abusiva pela era digital. Com o intuito de alterar o panorama e recuperar o valor do relacionamento humano, surgiu aMatch Up, uma startup que pretende criar experiências criativas que ajudem as pessoas a relacionarem-se, comunicarem e interagirem umas com as outras.

Para além destas, o programa ofereceu muitas outras iniciativas que contribuíram para o sucesso do evento. Segundo a responsável pelo LIFTOFF, Ana Rita Ribeiro, o balanço foi muito positivo, declarando que "o feedback que fomos recebendo relativamente aos contactos realizados entre as empresas e os alunos tem sido mesmo muito interessante". Continuando, afirmou ainda que "existem muitas empresas que após o evento ainda comunicam com alguns alunos, suscitando um agendamento de entrevistas em vários casos".

A organização apontou ainda a participação de cerca de 4000 intervenientes, acreditando que os estudantes avaliam positivamente este tipo de iniciativas  "pois sabem que são uma forma de apoiá-los e orientá-los no seu percurso académico e essencialmente no seu percurso profissional". Embora aestratégia e os objetivos tenham sido atingidos, Rita revelou ainda que há sempre aspetos que devem ser aperfeiçoados. "A alteração de algumas questões logísticas, e a necessidade de aumentar o espaço do evento" são alguns dos exemplos. Tudo isto, com a finalidade de receber mais empresas e apostar em áreas diferentes.

O conhecimento adquirido no ensino formal, por si só, não concede as habilitações suficientes e necessárias para uma diferenciação positiva no mercado de trabalho. Portanto, é necessário apostar no empreendedorismo. Ser empreendedor implica ter iniciativa, motivação, entusiasmo naquilo em que se acredita. Não ter receio de enfrentar o mundo. Não se pode ficar atormentado por um possível fracasso, mas sim ter confiança em nós mesmos. É preciso agir com persistência, tomar decisões e aceitar e responder por tudo aquilo que assumimos.


Texto: Marta Alves

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Out/2014)

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