cartaz570-dasioherf2
Academia, 16.10.2014
Dia mundial da alimentação assinalado com recolha de alimentos e combate ao desperdício
UMinho
Dinamizado pelo Departamento Alimentar dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (DA-SASUM), em cooperação com o Departamento Social da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), o Dia Mundial da Alimentação será assinalado na UMinho não apenas no próprio dia (16 de outubro), mas durante toda a semana, com uma Campanha de Recolha de Alimentos de 13 a 17 de outubro, os quais reverterão a favor de instituições de solidariedade de Braga e Guimarães.



O dia mundial da alimentação já vem sendo sinalizado na UMinho há alguns anos, chamando a atenção para os mais variados temas. Este ano, e na continuação do ano transato, as instituições promotoras reforçam mais uma vez as questões da ajuda a instituições que apoiam pessoas necessitadas, através da recolha de alimentos, e alertam para o desperdício alimentar, um tema que muito preocupa, uma vez que através de um estudo relacionado com a gestão de resíduos e desperdícios, numa perspetiva ambiental levado a cabo pelo Departamento Alimentar dos SASUM em 2013, concluiu-se que as cantinas da UMinho geram cerca de quatro toneladas de resíduos alimentares por mês.

Resultado disso, e da preocupação levantada, foi criado na UMInho, precisamente no 16 de outubro do ano passado (também para assinalar o Dia Mundial da Alimentação), o Movimento Menos Olhos do Que Barriga que tem em curso uma campanha de sensibilização contra o Desperdício Alimentar que se verifica nos hábitos de consumo observados nas unidades alimentares da UMinho. A Academia é a primeira instituição do ensino superior a criar um movimento com este intuito, tendo como objetivo criar uma mudança de atitudes comportamentais relativamente ao desperdício alimentar. O desafio de lançar este "movimento" partiu diretamente dos Serviços de Ação Social tendo lançado o repto aos alunos de Comunicação Social para apoiarem na idealização do projeto.

Este ano, a Campanha reforça o apelo contra o desperdício alimentar, uma vez que não desperdiçando todos podem contribuir com mais. 

Os pontos de recolha estão situados no CPII (Gualtar) e no Átrio de Eng.I (Azurém), para os quais todos podem contribuir com as quantidades que poderem de: farinha, açúcar, arroz, massas, conservas, bolachas, azeite, leite, etc.


Fonte: SASUM


(Pub. Out/2014)

Arquivo de 2014