A Universidade do Minho (UMinho) através dos Serviços de Ação Social da UM (SASUM) e a Associação Académica da Universidade do Minho, em cooperação com o Instituto Português do Sangue e o Centro de Histocompatibilidade da Região Norte, vão levar a cabo mais uma campanha de Dádivas de Sangue e Recolha de Sangue para Análise de Medula.
A candidatura a bolsa de estudo é realizada integralmente por via eletrónica, através do portal da Direção-Geral do Ensino Superior, em http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt. De acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, em vigor, caso não sejam emitidas normas distintas por parte do Ministério da Educação e Ciência, as regras que regem o processo de candidatura são as seguintes (ler noticia).
Na continuidade dos menus Temáticos Nacionais já organizados, o Departamento Alimentar dos SASUM sugere sabores de Portugal no nosso Restaurante Panorâmico (Gualtar). Desta feita, são destinados a todos os apreciadores da gastronomia Portuguesa! Esperamo-los de 29 de setembro a 3 de outubro
A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, que ocorre no mesmo dia em diversos países europeus e pretende aproximar os cidadãos dos cientistas e da ciência que produzem, dando a conhecer os cientistas e a ciência num ambiente descontraído e amigável.
A Dissertação de Mestrado elaborada por Joana Gonçalves (EAUM), com o tema "Tradição em Continuidade: Levantamento das Quintas da Terra Fria Transmontana e Contributos para a Sustentabilidade", orientada por Ricardo Mateus e Teresa Ferreira, foi distinguida com o Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional.
A Universidade do Minho vai realizar o estudo preliminar para um projeto alargado de requalificação urbanística do concelho de Fafe. O protocolo de cooperação foi assinado esta quinta-feira à tarde no Largo do Paço, em Braga, entre o reitor António M. Cunha e o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha.
Na abertura de mais um ano letivo, a Universidade do Minho voltou a ser o cenário para mais uma grande recolha de sangue. Durante todo o dia de hoje, o Campus de Azurém foi o "centro" da solidariedade e a comunidade académica mostrou uma enorme vontade de ajudar ao totalizar 128 Dadores Inscritos e 2 Recolhas de Sangue para Análise de Medula.
No âmbito do projeto Tutorias por Pares, os alunos que frequentam pela primeira vez a Universidade do Minho podem beneficiar de apoio no seu processo de adaptação e integração à Universidade, através da colaboração entre colegas/pares. Para tal, o projeto conta com a participação de alunos que já frequentam a Universidade, a partir do 2º ano de qualquer curso, que se constituem como tutores dos alunos do 1º ano, realizando sessões de tutorias em pequenos grupos.
A festa começou antes do programa oficial. As lajes do Largo do Paço, coração da vetusta Braga, foram sendo preenchidas por grupos de antigos colegas da Universidade do Minho que não se viam há dez, há vinte, há trinta e mais anos. Sorrisos do tamanho da saudade, abraços apertados e as conversas, ai essas conversas, a fluir à desgarrada, como aqueles cânticos nas tunas, as noites-até-serem-dias a estudar para os exames. Foi assim das 19h00 até quase-quase às 2h00, a 20 de setembro, no edifício da Reitoria, com a mole de 550 pessoas a pulular do chafariz do Paço ao salão medieval, do jardim interior ao de Santa Bárbara.
No âmbito do apoio clínico os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho prestam consultas de apoio médico aos alunos deslocados que frequentam o 1º e 2º ciclo de estudos, e consultas de apoio psicológico aos estudantes da Universidade do Minho inscritos nos diversos ciclos de estudos (1º, 2º e 3º ciclo), bem como cuidados de enfermagem.
No âmbito das comemorações do seu 40º aniversário, a Universidade do Minho convida todos os seus antigos estudantes, intervenientes decisivos da história desta Instituição, para o I Encontro Alumni UMinho, no final da tarde do próximo dia 20 de setembro, no Largo do Paço.
A UMinho deu no passado dia 15 de setembro, as boas vindas aos 2300 novos alunos que escolheram a Academia minhota para um dos percursos mais importantes, senão mesmo o mais importante das suas vidas. Numa cerimónia preparada para lhe dar as boas vindas, os novos "membros" ouviram pela primeira vez, o Reitor António Cunha e o presidente da AAUM, Carlos Videira.