Pioneiro a nível nacional, o projeto UM Cidades define-se como uma academia direcionada para os municípios. Pretende-se, assim, preencher uma lacuna existente entre o conhecimento, as políticas públicas e a prática no âmbito das cidades e das regiões. A iniciativa apresenta quatro vertentes: os prémios "Município do Ano", abertos a todas as autarquias com projetos de boas práticas, tendo uma avaliação de um júri nacional; uma academia de formação para eleitos e dirigentes autárquicos; um ciclo de debates; e uma unidade de estudos e pareceres sobre políticas municipais e regionais.
"Temos desperdiçado muitas oportunidades nesta área, não há uma política de cidades em Portugal. Procuramos, a partir da Universidade, que esta situação seja alterada, afirmando o desenvolvimento urbano e regional e as cidades enquanto espaços centrais para criar valor na perspetiva social, económica e cultural", explica José F.G. Mendes, vice-reitor da UMinho e coordenador do projeto. "Depois da construção de infraestruturas e equipamentos, é altura de os municípios mudarem de paradigma, queremos estar ao lado dos autarcas e partilhar todo o conhecimento que dispomos".
A sessão está marcada para as 11h00, junto à conhecida estátua do Prometeu, no campus de Gualtar, em Braga.Após a receção dos convidados e jornalistas, tomam a palavra o vice-reitor José F.G. Mendes, Emídio Gomes, presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) e o reitor António M. Cunha. O fecho é pelas 12h00.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
Email: gcii@reitoria.uminho.pt