O ?SIMM - UMinho MoU? é um acordo que visa criar uma plataforma para promover a colaboração, fornecer oportunidades para a experiência global, para além de proporcionar candidaturas conjuntas a programas de investigação na União Europeia (UE) e na China. Haverá ainda oportunidade de desenvolver intercâmbio de estudantes e funcionários, entre outras sinergias.
Na assinatura dos acordos, António M. Cunha, reitor da UMinho, referiu que "a pesquisa de excelência e complementar realizada no SIMM e na UMinho, bem como o objetivo de ambas as instituições de aumentar o impacto económico dos seus projetos de desenvolvimento, abrirá uma verdadeira oportunidade para uma colaboração internacional eficaz". Por outro lado, Hualiang Jiang, diretor-geral do SIMM, disse que "o objetivo é desenvolver a colaboração de longo prazo com instituições e empresas portuguesas, esforço do qual se espera bons resultados num futuro próximo".
O Instituto de Matéria Médica de Shanghai, da Academia Chinesa de Ciências foi fundado em 1932. A sua missão é fornecer uma solução abrangente na descoberta e desenvolvimento de medicamentos. As suas principais orientações da investigação apontam para medicamentos contra doenças que põem em risco a saúde do povo chinês, como tumores, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doenças metabólicas, doenças autoimunes, bem como doenças infeciosas. Outra tarefa do instituto é fortalecer a pesquisa e desenvolvimento da medicina tradicional chinesa.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
Email: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Mai/2014)