Os jovens
repartem-se depois, segundo as suas áreas de eleição, pelas
diferentes Escolas e Institutos da academia, nos campi de
Gualtar, Congregados (Braga), Azurém e Couros (Guimarães). O
programa de quatro dias inclui formação em arquitetura, ciências,
saúde, direito, economia, enfermagem, engenharia, ciências
sociais, psicologia, ciências humanas e artes.
Por exemplo, pode-se estudar como se movimentam as proteínas nas células, analisar os tecidos da videira, ensaiar novos pisos rodoviários, fazer uma saída de campo sobre geoconservação, simular a negociação na União Europeia, testar aplicações computacionais na "cloud", criar uma narrativa digital, desenvolver têxteis avançados e aprofundar a arte da escrita chinesa, entre outros.
Os participantes chegam de duas dezenas de instituições que responderam ao convite, designadamente dos agrupamentos escolares de Alberto Sampaio, Barcelos, Carlos Amarante, D. Maria II, Francisco de Holanda e Maximinos, dos colégios D. Diogo de Sousa, La Salle e Luso-Internacional de Braga, do Conservatório Calouste Gulbenkian e das secundárias de Amares, Caldas das Taipas, Caldas de Vizela, Infias, Martins Sarmento, Póvoa de Lanhoso, Tomaz Pelayo, Vieira de Araújo e Vila Cova.
A Reitoria considera que a iniciativa - inserida nas comemorações dos 40 anos da UMinho - contribui para aproximar a academia aos mais jovens, abrir-lhes as portas para fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta Universidade.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Abr/2014)