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Academia, 15.04.2014
“Liberdade na Comunicação” em debate nas Jornadas da Comunicação
UMinho
Nos passados dias 2, 3 e 4 de abril aconteceram as XVII Jornadas de Comunicação, organizadas pelo Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação (GACCUM). "Liberdade na comunicação" foi o tema dos painéis deste ano, que se debruçaram sobre temas tão diversos quanto o modelo jornalístico, a educação para os média, as dificuldades económicas, o cinema e a música.


A abertura contou com a presença de Helena Sousa, presidente do Instituto de Ciências Sociais, Alberto Sá, diretor-adjunto da licenciatura em Ciências da Comunicação, Carlos Videira, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e Bárbara Martins, presidente do GACCUM.

"A liberdade precisa sempre de ser assunto e aqui vai ser trabalhada de forma particular", proferiu Helena Sousa no seu discurso.

A publicidade como fonte de financiamento dos meios de comunicação foi a discussão do primeiro painel destas jornadas. José Domingos, ex-aluno da UMinho e atualmente jornalista do Alto Minho, deu destaque aos meios locais e a formas alternativas de financiamento. "Aquilo que se faz aqui na Universidade para angariar dinheiro para as festas do enterro da gata, também pode ser adaptado ao jornalismo", referiu.

Já pela tarde, foram muitos os que se sentaram a discutir o cinema. Aumentar a produção de filmes portugueses e parar de tentar seguir o modelo americano, foram necessidades apontadas pelos vários intervenientes. "O que eu acho mais importante num filme é o argumento. Se tiver uma boa base, um bom argumento, tem tudo para ter público", afirmou César Nóbrega da Rádio Nova.

O segundo dia começou com dois painéis organizados pela Associação de Funcionários da Universidade do Minho (AFUM). Neles discutiram-se as dificuldades económicas e a liberdade de expressão, bem como a educação para os média. Após uma aluna ler excertos da Constituição da República Portuguesa, deu-se uma discussão sobre a democracia e o papel do jornalista. "O jornalismo é insubstituível (...) os jornalistas são indispensáveis", salientou Aníbal Alves, da UMinho, um dos oradores.

Os 40 anos do 25 de abril deram o mote ao último painel do dia: "Publicidade: antes e depois de 1974". José Redondo, da Licor Beirão, foi um dos oradores que mais se destacou por entre o público. A história das estratégias publicitárias da marca, as que foram publicadas e as que, pelo contrário, foram censuradas pretenderam mostrar o valor e força da marca. A sua intervenção acabou com a entrega de bombons com a marca Licor Beirão.

O último dia contou com um painel totalmente dedicado à música e à sua liberdade, bem como a atuação de três estudantes do curso de Ciências da Comunicação: Catarina Silva, Joana Jorge e Raquel Miranda. Para o fim, o GACCUM preparou um vídeo com uma atividade que foi decorrendo ao longo dos dois primeiros dias das jornadas. A ideia era cada um escrever uma frase sobre a liberdade na comunicação e deixar-se filmar.

Ao longo de três dias, o GACCUM foi enchendo o auditório do Instituto de Educação com painéis de assuntos diversos. No ano em que o grupo comemora 40 anos, o balanço foi considerado positivo.

Texto: Cátia Silva 


(Pub. Abr/2014)

Arquivo de 2014