dpp-a108825capiju--2-570
Academia, 21.03.2014
O Capital está na Juventude
O Seminário "Capital da Juventude", organizado pelo Liftoff, mobilizou na passada quarta 19, de março, estudantes de diferentes cursos para o auditório B1 do Complexo Pedagógico II. Ao longo dos três painéis que constituíram o seminário, destinado à discussão das potencialidades e dificuldades dos jovens de hoje, ficou patente a ideia de que "o capital está dentro de nós".


No primeiro painel, subordinado ao tema "Recursos capitais e estratégias para o sucesso", os oradores Ângela Pereira (Biobrássica), António Vieira (Webproductise) e Miguel Gonçalves (Spark Agency) apontaram a sustentabilidade, a persistência e a capacidade de mover recursos como primordiais num mundo onde "entre mil ideias é criado apenas um negócio". Destacaram também a importância do "saber fazer" e de conhecer o mundo, aconselhando todos a aprender a trabalhar nas empresas de outros, a explorar possibilidades sem medo de errar e, a viajar.

No painel "Jovens do futuro", os oradores Ivo Rainha (CV sobre Rodas), José Neto (We are matéria) e Ricardo Almendra (Firemap), sublinharam o papel da persistência e a capacidade de desenrasque. Como disse José Neto "o empreendedorismo está politizado" e para vencer temos de saber escolher, o que pode ser difícil quando somos jovens e há tantas possibilidades em aberto.

No terceiro e último painel a conversa girou em torno dos "Sonhos da Juventude", para isso Miguel Araújo (Azeitonas), Alexandre Mendes (Factory) e Francisco Pereira (FermentUM) partilharam os seus sonhos e o percurso que fizeram até agora. Miguel Araújo falou sobre as coincidências que o levaram a ser o músico que é hoje, Alexandre Mendes dos "part-time chunga" que teve de fazer enquanto estudava e que o ajudaram a "ligar à realidade" e Francisco Pereira, do objectivo de ter uma carreira académica e do recente projeto da cerveja artesanal do Minho (Letra), em parceria com Filipe Macieira.


Para realizar os sonhos todos consideram essencial ter foco e precisão, para além de criatividade e a exposição das ideias a quem nos escute, pois sabemos que "é difícil dar valor a quem nos é próximo". Encorajaram ainda os presentes a "não desistir de sonhar" e a serem capazes de tomar decisões por conta própria.

Texto: Marta Borges

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Mar/2014)

Arquivo de 2014