roupa-6
Academia, 07.03.2014
Campanha de "Recolha e Oferta de Roupa” angariou mais de 2000 mil peças
UMinho
A Universidade do Minho entregou hoje a seis instituições do distrito de braga 1716 peças de roupa, calçado e acessórios, uma grande contribuição conseguida na Campanha de "Recolha e Oferta de Roupa Usada? que decorreu na UMinho de 20 de janeiro a 21 de fevereiro, e para a qual contribuíram alunos, funcionários, ex-alunos e pessoas externas.


No total, a Campanha angariou mais de 2000 mil peças, pois como referiu Fernando Parente, Diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM ''a Campanha funciona como uma ''feira'', as peças recolhidas são postas em exposição em lugar reservado e qualquer pessoa, da comunidade Académica ou não, pode vir levantar ou até mesmo trocar, deixar umas e levar outras, aqui o espírito é mesmo esse''disse. Por isso, as 1716 peças entregues hoje às instituições de solidariedade (Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social "Fraterna" Guimarães; Associação Teatro e Construção, Famalicão; CAT Rebelo Duarte da Misericórdia de Vieira do Minho; CCS Santo Adrião, Braga; Cruz Vermelha Portuguesa, Braga e a Cáritas de Braga) foram as que ficaram por levantar no decorrer da Campanha ''em média são recolhidas cerca de 20% das peças que nos chegam durante a Campanha'' referiu Fernando Parente.


Para além de poder contribuir para ajudar pessoas necessitadas, a Campanha tem objetivos maiores, sendo um dos principais ''promover os princípios e os valores da solidariedade junto dos estudantes que estão numa idade sensível, altura em que devem ser conquistados, em que lhes devem ser incutidos os valores solidários, pois serão os futuros líderes de opinião'' afirmou o Diretor do DDC. O objetivo é que os estudantes, influenciados por estas ações se tornem melhores pessoas e ''continuem no futuro a promover estes valores da solidariedade''.

A Campanha deste ano, no seguimento do que vem sendo hábito, voltou a ter bastante sucesso, para isso muito contribuiu a parceria com a Associação dos Antigos Estudantes (AAEUM), que através da sua ''network'' de contactos, e como referiu o seu presidente, Francisco Pimentel ''tem atualmente cerca de 30 a 40 mil pessoas'' levou a Campanha a muitas mais pessoas através dos seus meios ''pessoas, ex-alunos desta Universidade que estão numa faixa etária e numa fase mais estável da vida, os quais têm muita mais facilidade de contribuir'' disse.


Francisco Pimentel afirmou o seu contentamento com o resultado da Campanha, uma parceria com os SASUM e a AAUM que será para continuar ''é uma das vertentes e dos papéis que as Associações devem ter e fomentar, em particular uma associação como a nossa'' afirmou.

A cerimónia decorreu pelas 11h00, no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar - Braga, na qual estiveram também presentes as várias instituições apoiadas, as quais foram selecionadas segundo critérios de dispersão pelo distrito, escolha que teve também como critério abranger a maior diversidade possível da população, que vai desde os zero aos mais idosos. 


Texto: Ana Marques


(Pub. Mar/2014)

Arquivo de 2014