default-header-news
Academia, 21.02.2014
UMinho envolvida em projetos europeus de ciência em acesso livre
UMinho
A UMinho participa em dois novos projetos financiados pela Comissão Europeia (CE) que visam promover o Acesso Aberto e a Ciência Aberta segundo os objetivos do Horizonte 2020. As reuniões de abertura dos projetos FOSTER e PASTEUR4OA decorrem até sexta-feira no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada da UMinho, no campus de Couros, Guimarães, com representantes dos cerca de 20 parceiros.


O FOSTER, acrónimo de Facilitate Open Science Training for European Research, é liderado pelos Serviços de Documentação da UMinho (SDUM) e visa promover, através de formação e disseminação, o conhecimento e as práticas de Acesso Aberto, Dados Abertos e Ciência Aberta junto dos participantes do Espaço Europeu de Investigação. Todas as publicações com financiamento europeu terão que ser depositadas em repositórios de acesso livre, com eventuais períodos de embargo. A estratégia do FOSTER combina desde a formação presencial, o uso de e-learning e autoaprendizagem, acomodando as diferentes realidades nos vários países e áreas científicas. É o primeiro projeto europeu coordenado pelos SDUM, dura dois anos e encontra-se em www.fosteropenscience.eu .

Já o projeto PASTEUR4OA, sigla de Open Access Policy Alignment Strategies for European Union Research, visa desenvolver as estratégias e políticas de Acesso Aberto a nível nacional, construindo uma rede de centros de especialidade em cada Estado-membro e países vizinhos (designada "Knowledge Net"), que envolva decisores políticos, financiadores e instituições de investigação. O projeto dura 36 meses, conta com 15 parceiros, é liderado pelo EKT/NHRF (Grécia) e tem o site www.pasteur4oa.eu .

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Fev/2014)

Arquivo de 2014