A iniciativa foi a primeira do presente ano letivo, a qual reuniu o Reitor, António Cunha e parte da sua equipa reitoral (o Vice-reitor para a Educação, Rui Vieira de Castro, o Vice-reitor para a Investigação, Rui L. Reis, a Vice-reitora para a Qualidade e Avaliação, Graciete Dias) com os professores e investigadores doutorados da academia. A ação, tal como é costume, foi dividida em duas sessões, às 12h00 no campus de Azurém, e às 17h00, no campus de Gualtar. António Cunha referiu que estas iniciativas são para "continuar neste mandato e se possível até com mais frequência".
Sobre a questão da evolução da rede nacional de ensino superior, Antonio Cunha, advertiu que "as universidades devem falar todas a uma só voz". Para o reitor, não adianta discutir o assunto sem o Governo dizer explicitamente "o que quer do ensino superior". Sendo um objetivo estratégico que Portugal tenha em 2020 pelo menos40 % dapopulação jovem (entre 30 e 34 anos) com um grau ou diploma de ensinosuperior "é preciso saber de que forma o Governo quer lá chegar" se através de cursos do ensino superior ou através dos chamados cursos profissionalizantes "não há nenhum indicador, números a apontar para o que se quer exatamente" referiu Antonio Cunha. Por isso a UMinho só tomará alguma iniciativa neste âmbito "quando forem apresentados objetivos" reiterou.
Sobre a Circular
RT-05/2011, a Vice-reitora, Graciete Dias referiu que esta se
mantém integralmente e tem sido aplicada, sendo que têm sido
tomadas algumas iniciativas no sentido de conferir maior
eficácia. Sendo que está descrita no capítulo II do código de
conduta ética da Universidade, a conduta ética académica, onde se
descreve os direitos e deveres dos estudantes e as situações de
conduta imprópria, bem como as sansões a que podem estar sujeitos
em caso de conduta não éticas.
A discussão à volta do tema é vasta, ainda mais influenciada pela atualidade decorrente da situação ocorrida no Meco, mas a UMinho está a desenvolver algumas ações nas quais pretende integrar investigadores, docentes e estudantes pertencentes a estruturas de gestão pedagógica e representantes da AAUM, de forma a que a praxe seja essencialmente e só uma forma de integração sem exageros.
Texto: Ana
Marques
Fotografia: Nuno Gonçalves
(Pub. Fev/2014)