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Academia, 24.01.2014
Prémio CEGOC novamente para a UMinho
UMinho
A cerimónia de entrega do 9º prémio CEGOC decorreu a 17 de janeiro no Auditório Multimédia do Instituto de Educação/Escola de Psicologia da Universidade do Minho. As premiadas foram as professoras Fernanda Viana do Instituto de Educação (IE) e Iolanda Ribeiro da Escola de Psicologia (EPsi), juntamente com as suas alunas de Doutoramento Irene Cadime, Sandra Santos e Séli Chaves-Sousa, Ana Paula Vale da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Alina Spinillo da Universidade Federal de Pernambuco.


O trabalho premiado dá pelo nome de "BAL - Bateria de Avaliação da Leitura" e é um instrumento de avaliação da leitura que contém 5 testes diferentes, destinados a avaliar tanto a compreensão de texto escrito como auditivo nas crianças do 1º ciclo.

A CEGOC é uma empresa envolvida nos testes e avaliações de intervenção psicológica que atua em mais de 60 países (e há mais de 50 anos no nosso) e que pretende estimular a investigação em qualquer domínio da Psicologia. O prémio foi de 2.500 euros e cobertura dos direitos de autor relativos ao trabalho vencedor. Os representantes da CEGOC neste evento foram a Presidente do Júri do Concurso e o diretor associado, que apontaram ser repetitivo dizer que é um "trabalho excecional", uma vez que já é a terceira vez que este prémio é atribuído a parte desta equipa. Ainda assim voltaram a salientar a "extraordinária qualidade da equipa" e a grande probabilidade de estarem novamente na UMinho no próximo ano.

Apesar do aparente facilitismo, pela repetição das premiadas, não se deve "diminuir o mérito, mas sim destacar a constância da investigação e da qualidade?, tal como afirmou Rui Ramos, membro do CiEC (Centro de investigação em Estudos da Criança) da UMinho. Ao invés, este mérito deve ser elevado, pois como explicou Sandra Ferreira, a Presidente do Júri deste concurso, a "BAL" obteve uma média de 4.7 numa escala de 1 a 6, sendo assim "claramente vencedora" e deixando para trás candidaturas de outras universidades portuguesas afamadas.

A apresentação da "BAL" coube a Armanda Costa, do Laboratório de Psicolinguística da Universidade de Lisboa, que a adjetivou de "completa e interessante", pois avalia o resultado final dos mecanismos que atuam na leitura, não descuidando a distinção dos tipos e modalidades de texto. Foram várias as felicitações ao trabalho e às autoras e ficou no ar o desafio para criar testes de avaliação da leitura também para adultos.

As coordenadoras do trabalho, Iolanda Ribeiro e Fernanda Viana, agradeceram a todos aqueles que foram colaborando com a sua equipa e que permitiram que a "BAL" ficasse concluída, realçando o financiamento inicial da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e os escritores que a custo zero construíram os textos para os testes, particularmente: Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Isabel Munhós Martins, Jorge Gomes e Carla Maia de Almeida.

Iolanda Ribeiro e Fernanda Viana receberam o prémio CEGOC pela terceira vez. Iolanda Ribeiro clarificou que as datas dos prémios não significam que cada prova demore apenas um ano a fazer, na verdade a "BAL" começou em 2008 e ficou terminada em 2013 a grande custo, pois ambas as coordenadoras estiveram em licença sabática para se dedicarem mais a esta investigação e mesmo assim houve complicações, só pelo facto de terem de coordenar 14 psicólogos a avaliar 15.000 crianças.

Iolanda Ribeiro classifica o trabalho como uma "aventura" com o título "As 7 na Universidade do Minho" e Fernanda Viana como um "projeto megalómano", em que "os guiões e os atores" são de extrema importância, e com estes argumentos agradeceram tanto aos escritores, como aos professores e crianças que fizeram parte. Por fim, os escritores relataram a sua estranheza inicial com o projeto e o grande gosto que foi  terem contribuído para um trabalho que pode ter tantas aplicações, sublinhando a simbologia presente na iniciativa privada estar a premiar a investigação e intervenção.


Texto: Marta Borges

Foto: Jorge Vilaça


(Pub. Jan/2014)

Arquivo de 2014