A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebe nos próximos dias 4 e 5 de abril a conferência internacional da EURODOC, intitulada ?Os Grandes Desafios Societais europeus: o papel dos jovens investigadores?. O encontro é organizado pela EURODOC (Federação Europeia dos Doutorandos e dos Jovens Investigadores) e pela portuguesa ABIC (Associação dos Bolseiros de Investigação Científica), envolvendo, entre outros, investigadores da Universidade do Minho.
O registo de patentes farmacêuticas não dificulta o acesso dos cidadãos aos medicamentos, conclui um doutoramento da Escola de Direito da Universidade do Minho. Para a autora Roberta Fernandes, esta proteção funciona até como um incentivo para as empresas colocarem no mercado uma maior variedade de medicamentos capazes de satisfazer as necessidades dos cidadãos?, o que não aconteceria de outra forma. Em tempo de crise, diz, o importante é evitar a concessão de patentes a inovações farmacêuticas ''triviais'' e com pouca eficácia.
Sob a temática "O Não Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias" decorre na Universidade do Minho entre 25 e 27 de março o I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação a par com o III Encontro de Sociologia da Educação. O Colóquio pretende ser um espaço e tempo comum de reflexão sobre as formas, os contextos e os processos educativos e de aprendizagem que se vêm desenvolvendo sobretudo nas periferias e interfaces do sistema educativo.
Os SDUM informam que no período das férias da Páscoa (de 25 de Março a 1 de Abril), a Biblioteca Geral da UM (BGUM) e a Biblioteca da UM em Guimarães (BPG) praticarão o horário das 9h00 às 20h00. No sábado, dia 30 de março, a BGUM estará encerrada.
O auditório 1.01 da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho recebe a conferência ?O Próximo Quadro Financeiro da União Europeia em Análise: Que Futuro?? esta sexta-feira, dia 22, às 10h. A iniciativa reúne o eurodeputado José Manuel Fernandes e especialistas de várias universidades nacionais para debater a opinião dos cidadãos sobre a aplicação dos fundos europeus até 2020.
A delegação da Universidade do Minho da Associação Europeia de Estudantes de Direito promove esta quinta-feira, dia 21, o "Trivial Jurídico", uma adaptação inovadora do jogo "Trivial Pursuit" ao mundo jurídico. A iniciativa tem como objetivo testar o conhecimento dos alunos do curso nos vários domínios do Direito, fomentando a aproximação entre os participantes e a preparação para a vida profissional. A atividade realiza-se a partir das 14h, na Escola de Direito do campus de Gualtar, em Braga.
A Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), em Braga, homenageia esta quarta-feira, dia 20, o seu primeiro professor catedrático jubilado, com uma sessão solene e um livro evocativo. Heinrich Hörster dá a sua última aula pelas 17h00, no auditório nobre da Escola, e, uma hora depois, é apresentado um livro com os contributos dos seus colegas, amigos e discípulos, num total de 1400 páginas e 59 artigos.
A Universidade do Minho, com a parceria do Centro de Inovação e Engenharia para as Indústrias da Mobilidade (CEiiA), promove esta quarta-feira, dia 20, às 14h30, o workshop "Fibrenamics outdoor - Transportes do Futuro: segurança, conforto e sustentabilidade", no auditório do CEiiA, na Maia. A sessão insere-se no projeto Fibrenamics - O Novo Mundo dos Materiais à Base de Fibras e conta com especialistas de engenharia automóvel e aeronáutica.
À semelhança dos anos anteriores, nesta época Pascal vamos contribuir para a nobre causa da APPACDM visitando a exposição de produtos artesanais realizados internamente pelos elementos desta instituição. Nesta ação teremos ainda a participação da Casa do Agricultor com as suas Compotas, Doces, Geleias e Marmelada. que decorrerá no Bar do Grill de Gualtar.
A educação em Portugal promove a igualdade de género e é um bom exemplo na União Europeia. A conclusão está num estudo financiado pela Comissão Europeia e que avaliou os 27 Estados-membros durante dois anos. Ana Paula Marques, socióloga da Universidade do Minho e coordenadora nacional do projeto, realça que a discrepância entre alunas e alunos portugueses deve-se antes a questões sociais, culturais e económicas, gerando subtilezas na pedagogia e na escolha da profissão. A investigação visou informar Bruxelas sobre a necessidade de criar medidas e leis para prevenir e combater a discriminação sexual na educação, adaptando-as à realidade de cada país.
A Universidade do Minho esteve presente de 13 a 16 de março na "Futurália - Salão de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade", que decorreu na FIL - Parque das Nações, em Lisboa. Nesta sexta edição estiveram representadas cerca de 400 entidades da área da educação e emprego. A iniciativa contou este ano com a visita de mais de 50.000 estudantes, professores, psicólogos, recém-licenciados, entre outros.
O Núcleo de Estudantes de Estatística da Universidade do Minho - NEEUM organiza uma Ação de Sensibilização leccionada pela Polícia de Segurança Pública (PSP). A ação de sensibilização é gratuita e dirigida a toda a comunidade académica. Esta ação terá a duração de 90 minutos e irá realizar-se no dia 20 de Março (quarta-feira), na Escola de Ciências (Campus de Azurém) pelas 14:30h.