A sessão de abertura conta com a presença do reitor António M. Cunha e das presidentes do Conselho Cultural e do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da UMinho, respetivamente Ana Gabriela Macedo e Eunice Ribeiro. O primeiro trabalho apresentado é da autoria de José Paulo Esperança, professor catedrático do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e intitula-se "O valor do Português no quadro das línguas globais". Seguem-se palestras dedicadas aos contributos das tecnologias na globalização da língua portuguesa e à posição desta no contexto dos novos paradigmas da interação natural pessoa/máquina, respetivamente por Anabela Barreiro, do Instituto de Engenharia de Sistemas, e Daniela Braga,senior speech scientistnos EUA.
A partir das 14h30 decorrem as sessões "Português, língua de ciência?", por José Teixeira, professor do ILCH; e "Comunicação social, comunicação global e língua portuguesa", a cargo de Carlos Magno e Júlio Magalhães, diretor-geral do Porto Canal. O evento continua às 16h com a mesa redonda "A Situação do Português no Mundo da Globalização", na qual intervirão Ana Paula Laborinho, o embaixador Eugénio Anacoreta Correia e o vice-reitor para a Investigação e Ensino, Rui Vieira de Castro.
Centro de Estudos Lusíadas existe há 38 anos
O colóquio "O Português, Língua Global" vem na sequência de outras iniciativas do CEL, que organiza regularmente conferências sobre a temática. Criado há 38 anos na sequência do legado atribuído à academia minhota pelo comendador António Augusto Nogueira da Silva, o Centro tem como principais objetivos apostar no estudo da cultura lusíada e na sua divulgação junto da sociedade. Está sediado no quarto piso do Museu Nogueira da Silva, na Avenida Central, em Braga, e tem o sitewww.cel.uminho.pt.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Nov/2013)