cartaz-bonequinhos570-2013
Academia, De 13.11.2013 a 15.11.2013
Hospital dos Bonequinhos
UMinho
O Núcleo de Estudantes de Medicina e o Hospital de Braga organizarão nos próximos dias 13, 14 e 15 de Novembro, a sétima edição do Hospital dos Bonequinhos, que decorrerá na entrada principal do Hospital de Braga e contará com cerca de 700 crianças, provenientes de 25 jardins de infância do concelho de Braga.

O Hospital dos Bonequinhos conta já com 6 edições e pretende criar um momento de proximidade entre crianças do pré-escolar e toda a envolvente da prática médica onde, num ambiente tão descontraído como didático, estas possam esquecer velhos preconceitos como o conhecido "medo da bata branca".

O Hospital dos Bonequinhos consiste na criação de um hospital modelo, construído à escala dos mais pequenos, destinado ás crianças dos jardins de infância do concelho de Braga, no qual as crianças assumem o papel de pai/mãe que leva o seu boneco "doente" ao médico, papel aqui assumido pelos estudantes de Medicina. Através da simulação de vários procedimentos médicos não invasivos, e contando com o papel ativo da criança, pretende-se a familiarização das mesmas com o ambiente hospitalar e, assim, reduzir a ansiedade característica destas idades.

A dinâmica da atividade decorre numa sequência de estações, iniciando-se pela sala das pulseiras coloridas (sala de triagem), passando pelo consultório médico, pela sala de tratamentos, a sala de diagnóstico, a sala de promoção da saúde e, finalmente, pela farmácia. Assim, a criança faz com o seu boneco todo o percurso típico que se efetua num hospital desde a consulta, a exames auxiliares de diagnostico ou a administração de fármacos.

Para o sucesso da atividade, contamos com a parceria da Câmara Municipal de Braga no apoio ao transporte das crianças; do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho, que assume a responsabilidade de supervisionar as crianças durante os tempos de espera de forma a permitir um acompanhamento contínuo dos participantes durante toda a atividade; do grupo de diatética do Hospital de Braga na promoção de saúde alimentar e da Clínica Alba na promoção da saúde oral; bem como da participação de cerca de 150 alunos de medicina que desempenham a tarefa de médicos.

A atividade decorrerá das 9h00 às 18h00, sendo o horário das 9h00 às 17h reservado às escolas. Uma vez que pretendemos que esta atividade atinja o maior número possível de crianças da comunidade bracarense, das 17h às 18h o horário é livre e a participação é aberta a qualquer criança que pretenda trazer o seu boneco doente ao médico.


Fonte: NEMUM


(Pub. Nov/2013)

Arquivo de 2013