cggtedra-lloud--1-
Academia, 11.11.2013
Cátedra Carlos Lloyd Braga atribuída a Richard Blundell
UMinho
Richard Blundell foi a personalidade eleita pela Fundação Carlos Lloyd Braga (FCLB)/Universidade do Minho para receber este ano a Cátedra Carlos Lloyd Braga, a cerimónia de atribuição decorreu no passado dia 6 de novembro, no anfiteatro da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, onde o premiado falou do projeto/trabalho que levou a este reconhecimento.

Na sessão solene de atribuição, Richard Blundell apresentou uma palestra sob o tema "Consumption Inequality and Family Labour Supply", uma vez que esta edição da Cátedra foi dedicada às áreas da Economia e Econometria, Economia do trabalho, Economia da Educação, Economia do Crescimento e da Inovação.

Na sessão, para além da presença do investigador Richard Blundell, estiveram presentes o Professor Jaime Ferreira que substituiu o Presidente da Fundação Carlos Lloyd Braga, o Vice-reitor José Mendes em substituição do reitor da Universidade do Minho, o Professor Rocha Armada Presidente da EEG e o professor Francisco Veiga docente da EEG da UMinho, para além doutras personalidades.

O Auditório esteve cheio para assistir à apresentação do estudo de Richard Blundell. A Aula Aberta começou com um enquadramento dos estudos feitos na área do trabalho familiar, num discurso proferido por José Rocha sobre a evolução que o trabalho do investigador pode proporcionar para estas áreas. José Mendes, referiu na sua intervenção que esperar que os estudos de Richard Blundell ajudem a perceber melhor o fenómeno.

A Cátedra Professor Carlos Lloyd Braga tem como objectivo distinguir "uma individualidadenacional ou estrangeira de renome, mediante convite institucional com base num programa de actividades de natureza cultural e científica proposto por Escolas e/ou Centros de Investigação da Universidade do Minho".


O estudo procurou perceber qual a relação que existe entre a desigualdade salarial e a desigualdade do consumo, em função do consumo e as ofertas de trabalho da família. A equipa de investigadores, composta por Richard Blundell, Luigi Pistaferri e Itay Saporta-Eksten, concentrou-se na importância da oferta da trabalho familiar como uma forma segura para travar dificuldades financeiras e encontrar formas de suavizar a diferença salarial entre homens e mulheres. Neste estudo descobriu-se que a oferta de trabalho familiar é um mecanismo fundamental para suavizar as dificuldades financeiras.

Richard Blundell, actualmente David Ricardo Professor of Economics na University College London (Reino Unido), ocupa também o cargo de Presidente da Royal Economic Society, e já foi condecorado com inúmeros doutoramentos Honoris Causa e presidiu diversas associações ligadas à economia.


Texto: Ana Teixeira

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Nov/2013)


Arquivo de 2013