default-header-news
Academia, 14.11.2013
Aluno da UMinho vence Prémio José Luís Encarnação
UMinho
Nuno Silva, do mestrado em Engenharia Informática da Universidade do Minho, venceu o Prémio Professor José Luís Encarnação 2013, por ter criado um acelerador de processamento de imagem digital, que é ideal para os designers durante a criação de calçado, roupa ou outros produtos envolvendo materiais complexos. A investigação juntou várias empresas de calçado nacionais e teve apoio do QREN


O galardão é entregue anualmente pelo Grupo Português de Computação Gráfica, sendo o júri constituído por cinco professores, incluindo o próprio Professor José Luís Encarnação. Nuno Silva foi considerado o aluno do ensino superior nacional com a publicação de maior relevância na área. O seu artigo "Interactive High Fidelity Visualization of Complex Materials on the GPU", com coautoria de Luís Paulo Santos, professor do Departamento de Informática da UMinho, saiu na edição atual da revista "Computers and Graphics". Nuno Silva fez o trabalho no âmbito da dissertação de mestrado, realizada no Centro de Computação Gráfica, em Guimarães.

O projeto distinguido proporciona pela primeira vez a visualização rápida, interativa e de alta-fidelidade de modelos geométricos envolvendo materiais complexos, conseguindo gerir vários gigabytes de dados. Estas representações digitais são fundamentais na indústria têxtil, ao auxiliar os designers e os artistas no desenvolvimento de novos produtos e, por outro lado, permitir aos consumidores o acesso a catálogos virtuais daqueles produtos.

"As empresas parceiras queriam visualizar modelos de sapatos com um elevado grau de realismo, em diferentes contextos, formatos e materiais. O nosso desafio foi acelerar este processo de síntese de imagem digital através de um programa informático, porque o designer não se pode dar ao luxo de esperar muito tempo pelo resultado da simulação virtual", diz Nuno Silva. O programa está já a ser integrado por empresas e pode ser adaptado a outros setores.

Natural da Póvoa de Varzim e com 25 anos, Nuno Silva fez a licenciatura e o mestrado em Engenharia Informática na UMinho, estagiou na Universidade do Texas em Austin (EUA) e foi investigador do Centro de Computação Gráfica. Já publicou em várias revistas e foi distinguido com o melhor trabalho no recente Encontro Português de Computação Gráfica. Criou ainda projetos conjuntos sobre deteção de rostos, aplicações web, um videojogo e uma start-up. Atualmente ésoftware developerdas empresas Timly e Whitesmith em Portugal e encontra-se no estado de Tocantins, no centro do Brasil.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

Arquivo de 2013