default-header-news
Academia, 01.10.2013
UMinho premiada por jogo interativo com quadros de Mondrian
UMinho
Um videojogo da Universidade do Minho, que torna os quadros do pintor Piet Mondrian em autênticos labirintos interativos, venceu o prémio de melhor "Work in Progress Paper" da Conferência VideoJogos 2013. O projeto, que está a ser ultimado, envolve a interação entre duas pessoas e pode vir a ter impacto em espaços públicos e culturais, como os museus.


O trabalho está a ser desenvolvido pelos alunos do mestrado em Tecnologia e Arte Digital Ana Carina Figueiredo, Marco Heleno e Teresa Abreu, em conjunto com os professores Pedro Branco e Nelson Zagalo. Esta equipa trabalha no laboratório engageLab, do Centro Algoritmi e do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da UMinho.

"MonMazes" coloca lado a lado dois jogadores encarregues de conduzir uma esfera até à saída de cada quadro de Mondrian, aplicando-lhes rotação através do simples movimento de levantar e sentar em bancos sensorizados. Os quadros têm algumas particularidades gráficas para dificultar o trajeto da esfera entre as linhas da tela. ?Imaginem isto num museu, cheio de crianças em visita. Geraria imediatamente um momento de enorme ludicidade, contribuindo para melhorar todo o envolvimento dos mais novos com a arte?, sugere o professor Nelson Zagalo.

A escolha do pintor holandês Mondrian (1872-1944) deve-se ao facto de a sua corrente de neoplasticismo, na busca pela harmonia através do uso de linhas simples, ter muito em comum com o jogo do labirinto. "Baseámo-nos nas suas obras originais, reproduzindo-as tridimensionalmente e adaptando-as de forma a permitir o movimento da esfera, mas respeitando as cores e a geometria base", descreve a investigadora Ana Carina Figueiredo, que em 2012 já tinha vencido com Teresa Abreu o prémio internacional "Semibreve Award". Os autores acrescentam que "o processo de desenvolvimento do jogo foi orientado para valorizar a interdependência entre utilizadores que partilham um objetivo comum e para estimular a interação social".

A Conferência VideoJogos é o encontro anual da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos e visa promover a cultura científica, a investigação e a indústria de videojogos em Portugal. A edição deste ano, sob o tema "Arte em Jogo", juntou em Coimbra algumas centenas de investigadores e profissionais da área para a divulgação de trabalhos e troca de experiências entre a comunidade académica e a indústria, em articulação com o espaço lusófono.

Vídeo em http://vimeo.com/58710788

Mais informações em http://virtual-illusion.blogspot.pt/2013/02/monmazes-2013-arte-jogavel-e.html

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 /25 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Out/2013)

Arquivo de 2013