No passado dia 2 de outubro, a Reitoria da UMinho abriu mais uma vez as suas portas e deu as boas vindas aos cerca de 400 alunos oriundos de 50 países. A "Universidade Sem Muros", que mais uma vez se viu eleita entre as 400 melhores do mundo pelo ranking da Times Higher Education, acolhe pela primeira vez na sua história alunos oriundos de países como a Síria, Palestina, Líbano e Jordânia.
No seu discurso de boas vindas, António Cunha fez notar que o facto de a UMinho estar colocada neste ranking pode ser um dos fatores que leva centenas de alunos a escolherem esta universidade.
"Nós estamos, desde o ano passado, no ranking das 400 melhores universidades do mundo, o que revela que a nossa qualidade científica é reconhecida internacionalmente", qualidade essa que é cada vez mais procurada não apenas pelos alunos, mas também pelos futuros empregadores que visam à posterior adquirir um "produto final" de elevada qualidade.
Alinhado por este diapasão, Faisal Isidoro, aluno de direito oriundo do Brasil contou ao UMdicas que os motivos que o levaram a escolher a UMinho foram "as boas referências dadas pelo seu orientador" e a "credibilidade do curso de Direito".
O Presidente da AAUMinho, Carlos Videira, também marcou presença nesta cerimónia e deixou bem claro que a Associação irá fazer tudo ao seu alcance para que a integração destes alunos seja a melhor possível:
"Esta experiência que eles estão a ter tem de ser potenciada ao máximo ao nível do desporto, das artes e da cultura. Queremos que tenham a possibilidade de contactar com uma universidade que tem uma identidade cultural própria. Queremos que sintam que fizeram a escolha certa".
Indo de encontro a esta ideia da importância da integração, Tailia Runes, mexicana e aluna de Relações Internacionais, destacou a "simpatia e amabilidade dos portugueses", algo que a faz sentir-se bem nesta sua passagem por terras lusitanas.
Esta cerimónia ficou ainda marcada por diversos momentos musicais, a cargo do Departamento de Música, bem como por um "verde de honra" que devido à chuva teve de ser transferido dos jardins para o hall da Reitoria.
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves
(Pub. Out/2013)