lions-2013--3-
Academia, 28.10.2013
Lions Clube de Braga mobilizou sociedade civil contra o abandono escolar na UMinho
Braga
Numa campanha levada a cabo pelo Lions Clube de Braga, o clube mobilizou a sociedade civil contra o abandono escolar na Universidade do Minho (UMinho) e conseguiu que 50 empresas ofereceram 50 bolsas que serão adicionadas ao Fundo Social de Emergência (FSE) para apoio a estudantes da UMinho em situação de emergência social. A par desta campanha decorreu ainda a Exposição "Pintar UM Mundo Melhor", que teve patente 25 quadros de artistas que atuaram nas festas do enterro da gata, bem como uma bola de futebol, autografada por Cristiano Ronaldo, resultando o seu leilão em mais 350 euros a reverter para o mesmo fundo.


As duas iniciativas culminaram num Jantar de Gala, promovido pelo Lions Clube de Braga, que dessa forma, e juntando uma vasta amostra da sociedade bracarense (cerca de 350 pessoas) comemorou o seu 39º aniversário, agradecendo a todas as empresas patrocinadoras das bolsas, bem como a todas as personalidades presentes, o contributo dado a favor dos estudantes da UMinho para que não desistam do ensino superior por razões económicas. O Jantar decorreu no passado dia 26 de outubro, no Hotel Meliá, em Braga.

O Jantar contou com a presença dos representantes das 50 empresas "amigas", patrocinadoras das 50 bolsas, sendo elas: IDEALDRINKS; Mármores Centrais do Minho, S.A; FIORIMA, S.A; FDS Portugal; SEPREM- Serviços de Precisão do Minho; ALEXANDRE BARBOSA BORGES S.A; TLCI-AUTOMOVEIS S.A; VILAMINHO - Inovação Imobiliária, S.A; Torneiras Roriz S.A; Vértices & Texturas Lda; DVM GRIOUP SGPS S.A; COSMOVILA; RP INDUSTRIES S.A; A. Silva, Lda; ML SGPS, S.A; Pavimentos Pré-Esforçados Império, Lda; FLOSEL - Instalações Elétricas e Hidráulicas, Lda; SOCICORREIA -Investimentos Imobiliários, Lda; BRAGALUX - Montagens Elétricas, S.A; CASAIS - Engenharia de Construçao, S.A; Construções Europa Ar-Lindo, S.A; TRABALHATLÂNTICO - Unipessoal, Lda; LABINA - undição Injetada Lda; Lacatoni Desportos, Lda; EUROTUX INFORMÁTICA S.A; CardMobilli, S.A; CASO - onsultores; KSR, S.A; Vieira e Marques, Lda; REALPERITOS, PERITAGENS E AVALIAÇÕES Lda; SABSEG, SGPS S.A; DG SGPS; EnerMeter - Sistemas de Medição, Lda; Domingos e Silva Teixeira S.A; Hidra - Tecnologia de Informação e Conteúdos Lda; ATP; BES; F3M - Information Systems, S.A; Primavera PBSS; ETICADATA SOFTWARE Lda; Jorge Francisco Pinheiro, S.A; STRATA, UNIPESSOAL Lda; Ilídio Mota - Petróleos e Derivados, Lda; GOLDENGATE, S.A; WINTOUCH; Bragaparques; Torrestir Transitários; Profimetrics; Laboratório Hilário Lima; PACHA OFIR; Ideias Aritméticas.

Para além destas, o evento contou ainda com a presença do Reitor da UMinho, Prof. Antonio Cunha, do Presidente da AAUM, Carlos Videira, do Governador do Lions, Jorge Coutinho, do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, do Presidente do Lions Clube de Braga, Paulo Rodrigues, de representantes de todas as escolas e institutos da UMinho, elementos da equipa reitoral e diretores de serviços da Universidade, entre muitas outras individualidades.


Esta campanha resultou num valor "muito significativo" como nos constatou o reitor, Antonio Cunha. O fundo social de emergência é constituído por um valor de 120 mil euros, dotação da Universidade, por isso "50 mil euros tem um peso muito significativo, mas do que isso, desde que haja um estudante que não deixe de estudar por razoes económicas devido a estas iniciativas, isso já justifica todo este esforço".

Também o Presidente doLions Clube de Braga, justificou a iniciativa como sendo em prol de uma causa muito nobre, referindo que "trata-se de uma situação de emergência social, o que fizemos foi mobilizar a sociedade no sentido de dar um forte contributo para que o abandono escolar por causas económicas seja ultrapassado". A atribuição das bolsas resultantes deste contributo será posteriormente da responsabilidade da Universidade. Paulo Rodrigues afirma ainda que "conseguimos 50 bolsas resultantes de 50 empresas, por isso os objetivos a que nos propusemos foram alcançados na plenitude".

O fundo social de emergência da UMinho foi constituído de forma a que, não fosse algo apenas da Universidade, mas um projeto aberto à sociedade, por isso, para além da dotação da Reitoria, qualquer entidade ou pessoa pode contribuir para o mesmo era importante que o fundo estivesse aberto à contribuição da sociedade civil, fosse através de dádivas, ou qualquer outra forma de angariação "toda a ajuda é bem vinda para reforçar o fundo que ajuda estudantes em dificuldades" disse Carlos Videira.

Segundo este, a iniciativa poderá vir a ser repetida em anos posteriores "será importante continuarmos com este tipo de iniciativas até do ponto de vista do que simbolizam, a crença da sociedade civil nos estudantes e no ensino superior".


Já Antonio Cunha, reiterou a ideia, referindo que "era muito bom que isto pudesse ser feito anualmente, acho que há condições para isso". Mas segundo o reitor, isto coloca uma responsabilidade grande na Universidade, no sentido de esta se abrir mais ao exterior, abrir-se ao "escrutínio da sociedade", para este "é um desafio muito interessante, um bom exemplo do que se passa nos melhores locais do mundo", algo muito usado nas sociedades americanas e que "temos de aprender a fazer, queremos agarrar o desafio com as duas mãos" disse.

Esta Campanha promovida pelo Lions Clube de Braga, no contexto de ajuda às universidades, foi algo novo "com esta dimensão nunca houve nada do género em Portugal" afirmou Antonio Cunha.

"OLions Clubs Internacionalé a maior organização mundial de Clubes de serviço voluntário, atuando através do envolvimento comunitário e cooperação internacional  com 1,3 milhão de sócios que trabalham juntos para responder às necessidades que desafiam as comunidades, e neste momento, agrupam-se em 45.000 Clubes espalhados por 206 países e regiões."


Texto: Ana Coimbra

Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Out/2013)

Arquivo de 2013