Por exemplo, a APEX permite a designers e programadores proceder a uma análise mais rigorosa de um sistema (ambiente inteligente) que ajuda os idosos debilitados a viver autonomamente nas suas casas. "Os avanços nesta área permitem desenvolver mais rápida e eficientemente esses ambientes que irão futuramente estar muito mais presentes no nosso dia a dia, nomeadamente através das áreas ligadas à saúde, indústria e entretenimento", contextualiza o também finalista do Fraunhofer Portugal Challenge 2012.
"Esta distinção atribuída pela Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias atesta a qualidade da formação e da investigação presente na UMinho", afirma José Luís Silva. A tese de doutoramento intitula-se "Prototipagem Rápida de Ambientes Computacionais Ubíquos" e foi coordenada pelos professores José Creissac Campos e Michael Douglas Harrison, respetivamente do Departamento de Informática da UMinho e da Universidade de Newcastle (Reino Unido).
José Luís Silva licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho. A tese de doutoramento foi desenvolvida no âmbito do programa doutoral em Informática promovido pelas universidades do Minho, Aveiro e Porto, que incluiu vários períodos de investigação na Universidade de Newcastle. O galardoado, de 29 anos, realizou no último ano um pós-doutoramento na Universidade de Toulouse (França) em colaboração com a Airbus. Dá atualmente aulas na Universidade da Madeira e é investigador do Madeira Interactive Technologies Institute. Conta já com várias publicações científicas e participa em conferências nacionais e internacionais.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Out/2013)