Tendo em consideração a situação de carência alimentar em que muitos vivem, os SASUM convidam a comunidade académica a participar nas ações e a ajudar os que mais precisam.
A primeira ação, sob o tema "Um dia com o Banco Alimentar" convoca toda a comunidade a participar numa campanha de recolha de alimentos, nos dias 15 e 16 de outubro. Durante estes dois dias, os produtos alimentares poderão ser depositados nos bares da universidade, sendo posteriormente agregados no átrio do CP2 e organizados em cabazes pelo Banco Alimentar contra Fome de Braga, que demonstrará, deste modo, o trabalho que é feito diariamente nesta instituição.
Com o mesmo intuito, também o Departamento Desportivo dos SASUM em cooperação com AAUM, promovem no dia 14, a campanha "Perca um Quilo". A ação pretende que os participantes troquem exercício por alimentos, ou seja, durante o dia as pessoas podem usar as instalações gratuitamente para fazer exercício, tendo para isso apenas de contribuir com um produto alimentar que consta da listagem para o cabaz.
Dependendo do sucesso da recolha de alimentos, os cabazes poderão ser entregues a duas instituições que prestam auxílio às famílias carenciadas: o Centro Social e Cultural de Santo Adrião (Braga) e o Lar de Santo António (Guimarães).
Bens alimentares e quantidades necessárias para completar um cabaz:
301sacos de arroz;
398
embalagens de massa; 597
pacotes de bolachas; 1990
litros de leite;
114
pacotes de cereais; 80
embalagens de farinha; 100
sacos de leguminosas
secas; 758
latas de leguminosas em conserva;
559
latas de salsichas;1317
latas de peixe de conserva;100
garrafas de
azeite; 100
garrafas de
óleo;100
embalagens de açúcar.
A segunda ação, de caráter inédito, apela à mudança de atitude perante o desperdício. Sabendo que a Universidade do Minho gera, mensalmente, cerca de 4 toneladas de resíduos alimentares e que uma parte significativa destes resíduos resulta do desperdício dos tabuleiros, os SASUM lançam um desafio à comunidade académica, um "movimento" deluta contra o desperdício alimentar. A intenção é que cada um leve no tabuleiro apenas a quantidade de comida que irá ingerir, evitando o desperdício. Os alimentos que sobram no tabuleiro são resíduos; os alimentos que sobram antes de serem servidos, são possíveis refeições a encaminhar para cantinas sociais de IPSS's de Braga e Guimarães.
Este "movimento" de sensibilização inicia no dia 16 de outubro e estender-se-á ao longo do ano com diferentes iniciativas.
Fonte: SASUM
(Pub. Out/2013)