O NEDAL - Núcleo de Estudos em Direito das Autarquias Locais da Universidade do Minho, único do género no país, inaugura este sábado uma extensão em Monção, virada para a internacionalização. A cerimónia ocorre às 16h00, na biblioteca local, e conta com a presença do diretor do NEDAL, António Cândido de Oliveira, do presidente do município, José Emílio Moreira, e de vários académicos, juristas e autarcas de Portugal e Galiza. O NEDAL deve também estender em breve a sua ligação ao interior, nomeadamente a Mirandela, havendo já um protocolo com este concelho.
A equipa do Centro de Estudos de Direito da União Europeia (CEDU) da Universidade do Minho foi selecionada pelo terceiro ano consecutivo para uma final da European Law Moot Court Competition, a decorrer em Leiden, Holanda, entre esta quinta-feira e sábado. Esta é a prova de tribunal simulado mais prestigiada na Europa e das mais reputadas no mundo. A academia minhota tem sido a única representante de Portugal nos últimos anos.
O BICMINHO, entidade especializada na orientação, apoio e acompanhamento técnico na criação de empresas, lançou um concurso de ideias de negócio para incentivar estudantes universitários, investigadores, jovens empreendedores e empresários da região do Minho a criar a sua própria empresa ou a modernizar as suas empresas através da apresentação de ideias inovadoras.
A KEEP SOLUTIONS é um Spin-Off Académico da Universidade do Minho que desenvolve software e presta serviços especializados nas áreas da gestão de informação e preservação digital. Trata-se de uma empresa de base tecnológica que nasceu no seio da UMinho, e que tem especial enfoque nos mercados cultural e educacional e na investigação científica. Fundada em 2008, a KEEP SOLUTIONS é constituída por uma equipa jovem e altamente qualificada. O UMdicas esteve à conversa com os seus fundadores, para saber mais pormenores sobre o projeto, seu desenvolvimento e perspetivas para o futuro.
No seguimento de uma elevada procura de cursos de chinês, o Instituto Confúcio da Universidade do Minho decidiu abrir a primeira edição de um Curso Intensivo de Chinês - Iniciação (60 horas). O curso visa dotar os alunos com um conhecimento geral da Língua Chinesa, tendo sempre em atenção o quanto esta difere das línguas de sistema alfabético, tanto ao nível da escrita, como da gramática, do sistema fonético monossilábico e tonal.
O consórcio Graphene Flagship vai receber 500 milhões de euros da União Europeia durante dez anos. O projeto reúne 600 equipas e é liderado em Portugal por Nuno Peres, da Escola de Ciências da Universidade do Minho. O anúncio vai ser feito esta segunda-feira pela vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, em Bruxelas. Além do grafeno (carbono bidimensional, com ampla aplicação na eletrónica), o concurso milionário "Tecnologias Futuras e Emergentes da UE" distingue com a mesma verba o Projeto Cérebro Humano, que junta 100 equipas para simular o nosso cérebro num supercomputador.
A Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho (UMinho) faz parte do grupo de instituições piloto do programa de intercâmbio global de estudantes de Medicina, coordenado pela Associação de Escolas Médicas Americanas (AAMC). A academia minhota é a única escola médica portuguesa entre as 24 instituições de 15 países integrantes, desde os EUA à Malásia.
Decorreu ontem, dia 23 de janeiro, pelas 15h30 a cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM). A oficialização dos novos elementos eleitos contou com a presença do Presidente da Escola, Mário Monte, do Presidente do Conselho da Escola Wladimir Brito, e do presidente do conselho pedagógico, Francisco Andrade, para além do presidente cessante e inúmeros alunos.
O Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Universidade do Minho criou uma tecnologia que repele doenças transmitidas por mosquitos, como malária e dengue, e doenças provocadas por bactérias. Na prática, o próprio consumidor vai poder juntar as nanopartículas funcionais de sílica na lavagem da roupa, permitindo que a roupa seja mais segura, durável (50 a 100 lavagens) e ecológica.
A Reitoria da Universidade do Minho levou a cabo mais um Fórum UMinho, o primeiro de 2013 que analisou o regulamento do serviço dos docentes, um novo documento que tem vindo a ser preparado e que está agora em discussão para poder ser aprovado no contexto da formulação que o novo ECDU. Uma das novidades do regulamento será a criação da categoria de professor emérito.
A SECIL e os Serviços de Documentação da Universidade do Minho estreiam esta semana a exposição "20 Anos do Prémio SECIL". A mostra comemorativa evidencia sinteticamente as obras distinguidas de 1992 a 2012, homenageando também os arquitetos e engenheiros civis portugueses que realizaram aqueles projetos. A exibição está patente até dia 22 de fevereiro no espaço b-in da UMinho, no campus de Azurém, em Guimarães.
A Universidade do Minho, o Centro de Computação Gráfica (CCG) e os municípios de Fafe, Paredes de Coura, Vieira do Minho e Vila Verde inauguram na sexta-feira, dia 25, as atividades da Rede Casas do Conhecimento. A cerimónia é às 10h, no Bar dos Professores (2º piso do CP II) do campus de Gualtar, em Braga, em videoconferência conjunta ligando os novos locais da Rede nos diversos concelhos.