O Congresso tem realização bianual e alternada nas cidades de Braga e da Corunha, cabendo a organização desta XII Edição à Universidade do Minho, tendo como Presidentes da Comissão Organizadora, o Prof. Bento Silva (U. Minho) e o Prof. Alfonso Barca (U. Corunha), e como Presidentes da Comissão Científica o Prof. Leandro Almeida (U. Minho) e o prof. Manuel Peralbo (U. Corunha).
Para esta XII Edição foram apresentadas cerca de 850 propostas de
comunicações, de 700 investigadores e académicos, provenientes de
todas as Universidades de Portugal, de todas as Universidades da
Galiza, bem como de outras Regiões de Espanha, e ainda de muitas
Universidades de vários estados do Brasil (destacando-se a
presença de mais de uma centena de investigadores brasileiros), e
de outros países da América Latina (como México, República
Dominicana e Colômbia), bem como de Angola, Cabo Verde e
Moçambique.
Respeitando a multidimensionalidade dos processos da educação,
assim como a multiplicidade de contextos em que ocorre, os
responsáveis converteram o congresso num espaço privilegiado de
diálogo de várias áreas das Ciências da Educação. Neste sentido,
o Congresso contempla catorze áreas temáticas: Conflitos e
Mediação Escolar; Desenvolvimento Vocacional e Carreira; Direitos
Humanos, Educação e Desenvolvimento; Educação, Desenvolvimento e
Expressões Artísticas; Família, Escola e Comunidade; Formação de
Professores e Agentes Educativos; Formação e Transição para o
Mundo de Trabalho; Interculturalidade, Inclusão Social e
Educação; Modelos e Práticas de Avaliação; Motivação e
Aprendizagem; Necessidades Educativas Especiais; Políticas e
Reformas do Ensino Superior; Tecnologias e Comunicação Educativa;
Transições e Desenvolvimento ao Longo da Vida.
As Conferências e Painéis de Debate, Plenárias, estão centradas
na educação pública, inclusão e inovação educativa, refletindo-se
sobre novas respostas educativas para os tempos de crise que
atravessamos.
Neste sentido, a Conferência de Abertura, a cargo de Ángel
Gabilondo, prof. catedrático da Universidade Autónoma de Madrid
(ex-Ministro de Educação de Espanha), abordará a temática
O Sentido da Escola Pública em Tempos de Crise
.
A segunda conferência será proferida pelo prof. catedrático
Miguel Clemente Díaz, da Universidade da Corunha, sobre a
temática do Conflito, Violência e Convivência
Escolar,
e a Conferência de Encerramento, a
cargo do prof. catedrático Paulo Dias (Reitor da Universidade
Aberta) abordará a temática dos Cenários de inovação na
EaD e E-learning.
Haverá ainda dois Painéis de Debate, um sobre as
Necessidades Educativas Especiais - Práticas e limites da
inclusão educativa
, que será coordenado pelo prof.
Manuel Deaño (Univ. Vigo), contando com intervenções de David
Rodrigues (Instituto Piaget), Ana Serrano (Univ. Minho) e Teresa
Nuñez Mayán (Univ. Corunha); e o outro Painel debaterá as
questões do Desenvolvimento profissional e integração
laboral
, sendo coordenado pela profª. Maria do Céu
Taveira (Univ. do Minho), contando com intervenções de José Luis
Mira Lema (Conselheiro de Educação e Ciência, em Bruxelas, do
Governo de Espanha), Neves Arza Arza (Univ. Corunha) e Narciso
Moreira (Diretor de Projetos da empresa betweien ? challenge and
success).
Fonte: Serviço de Informação, Comunicação e Imagem do IE
(Pub. Set/2013)