default-header-news
Academia, 13.09.2013
Investigação portuguesa disputa World Technology Awards
UMinho
O interface 't-words', criado na Universidade do Minho e que pode ajudar a combater problemas de literacia nas crianças, é um dos cinco finalistas na categoria de entretenimento nos "World Technoloy Awards". Trata-se do primeiro projeto finalista de uma universidade portuguesa nesta iniciativa mundial, a qual visa distinguir "os trabalhos que estão a criar o século XXI e que serão provavelmente os mais importantes a longo prazo nas suas áreas".

A categoria a que concorre a investigação nacional já foi ganha, por exemplo, pelos responsáveis da Napster, Sony Computer Entertainment, ECCO Design e Zynga. Estes galardões são promovidos pela World Technology Network, com parceria da CNN, do NASDAQ e das revistas "Time", "Fortune" e "Science", entre outros. Os vencedores do concurso são anunciados a 15 de novembro, numa cerimónia a realizar no edifício da Time-Life, em Nova Iorque, EUA.

O ?t-words? permite às crianças explorarem de forma lúdica sons, palavras e frases. A tecnologia é constituída por blocos físicos que podem ser gravados e recombinados de modo a reproduzir diferentes combinações sonoras. Os mais novos podem, assim, participar em diferentes atividades, como a construção de rimas ou a exploração da sonoridade de palavras e frases, enquanto desenham na superfície dos blocos, criando pequenas narrativas visuais e sonoras. As dinâmicas podem decorrer individualmente ou em grupo, sem necessidade de computador e idealmente no contexto da sala de aula.

O interface foi concebido pelos investigadores Cristina Sylla, Sérgio Gonçalves, Pedro Branco e Clara Coutinho no laboratório engageLab da UMinho. Este projeto resultou de uma colaboração entre o Centro Algoritmi e o Centro de Investigação em Educação, sendo financiado por fundos do FEDER (através do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

"Dada a ênfase do 't-words' na exploração sonora, pensamos que poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia", explica Pedro Branco, coordenador do engageLab e professor do Departamento de Sistemas de Informação. O "t-words" venceu recentemente o primeiro prémio na principal conferência mundial sobre entretenimento digital interativo - a International Conference of Advances in Computer Entertainment, realizada no Nepal.


Mais informações:

http://www.wtn.net/summit2013/finalists.php

http://en.wikipedia.org/wiki/world_technology_award

http://www.engagelab.org/projects/t-words

http://vimeo.com/64470385

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 /25 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Set/2013)

Arquivo de 2013