default-header-news
Academia, 16.09.2013
Edna Mavila vence Prémio Literário Karingana Wa Karingana/UMinho 2013
Moçambique
A moçambicana Edna Elias Mavila recebeu o Prémio Literário Karingana Wa Karingana/Universidade do Minho 2013, que lhe dá direito a uma bolsa de estudo na UMinho. A cerimónia solene desta segunda edição do Prémio decorreu ontem em Maputo, com a presença do Ministro da Educação de Moçambique, do Embaixador de Portugal e do presidente da Fundação Carlos Lloyd Braga/UMinho, entre uma centena de personalidades e convidados.


Este concurso destinado a jovens pré-universitários moçambicanos é presidido pelo escritor Mia Couto e tem um valor monetário superior a 30.000 euros (engloba propinas, alojamento e mensalidade), tornando-o um dos principais galardões literários em Portugal e Moçambique. Edna Mavila frequentou as escolas Liceu Pitágoras e Secundária de Nampula e concorreu com o conto inédito "Athneya". A jovem de 18 anos vai estudar a partir deste ano letivo 2013/14 no mestrado integrado em Psicologia, em Braga, e o seu conto deve ser lançado em livro pela editora Minerva Central em abril de 2014.

Edna Mavila começou a gostar da leitura e da escrita incentivada pelos pais. Quando soube deste concurso literário pela Internet não imaginou que poderia ganhar, mas esforçou-se imenso pois tinha esperança. "A princípio quis escrever uma história como muitas outras, com um final feliz. Mas a realidade que vivemos é outra e mergulhei na história de tal forma que, no final, caíram-me lágrimas. É algo real, embora não a tenha vivido há quem a viva". A estudante sonha formar-se em Psicologia Clínica: "Gosto imenso de cuidar das pessoas e acho que, tal como o nosso corpo, a alma e a mente precisam de ser cuidadas e conhecidas".

Este Prémio Literário é promovido pela UMinho e pela associação não governamental Karingana Wa Karingana (que em português significa "Era Uma Vez"), tendo o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Educação de Moçambique, Fundação Carlos Lloyd Braga, Instituto Camões, Associação Portuguesa de Escritores, TAP e RTP, entre outros. A iniciativa de cooperação visa distinguir um texto criativo na forma de conto, com base num mote sugerido por Mia Couto. Além deste escritor, o júri incluiu Sara Laisse, Gilberto Matusse, Francisco Noa, Edite Estrela, Vergílio Vieira e Carlos Mendes de Sousa. O concurso tem como grande objetivo fomentar a escrita criativa dos jovens e o uso do Português enquanto língua de cultura e de enorme tradição literária.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109/28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Set/2013)

Arquivo de 2013