default-header-news
Academia, 16.07.2013
Universidade do Minho abre curso de Engenharia Física
UMinho
A Universidade do Minho vai abrir no ano letivo 2013/14, pela primeira vez, o mestrado integrado em Engenharia Física. A oferta da academia minhota inclui 54 cursos de licenciatura e mestrado integrado, num total de 2774 vagas, as mesmas do ano anterior. As áreas com mais lugares ao dispor são Engenharia Informática (125), Medicina (120) e Direito (110). O mestrado integrado em Engenharia Têxtil passa a funcionar nos regimes normal e pós-laboral, enquanto as licenciaturas de Ciências do Ambiente e Ciência Política transitam para regime normal.

O mestrado integrado em Engenharia Física tem 30 vagas e vai funcionar no campus de Gualtar, em Braga. O plano de estudos centra-se em dois percursos - Dispositivos, Microssistemas e Nanotecnologias; Física da Informação -, juntando as competências existentes nos departamentos de Física, Informática e Eletrónica Industrial da UMinho. As possibilidades de colaboração com o INL - Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia permitirão aos alunos aceder a tecnologias de ponta na área de micro e nano fabricação, a processos de síntese e caraterização de novos materiais e dispositivos fabricados em escalas cada vez menores, com foco na criação de produtos de nanobiotecnologia e nano-eletrónica, entre outros. A Física da Informação abrirá uma área ainda pouco desenvolvida em Portugal, mas que se prevê de grande impacto tecnológico futuro, possibilitando a compreensão e o desenvolvimento de novos meios de tratamento da informação e comunicação governados pelas diferentes leis da física.

Dez cursos em pós-laboral

A UMinho passa também a ter dez licenciaturas e mestrados integrados em regime pós-laboral, num total de 291 vagas - Contabilidade, Estudos Culturais, Geologia, Marketing, Música, Negócios Internacionais, Direito, Educação, Engenharia Têxtil e Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação. Os quatro últimos estão também disponíveis em regime normal. A UMinho fez uma reorientação da sua oferta, tendo em consideração a procura, a empregabilidade e as áreas de formação, segundo as regras estabelecidas pela tutela. A Reitoria considera a oferta diversificada, flexível e adequada aos diferentes perfis de formação dos alunos que querem prosseguir os estudos, completar a formação, especializar-se ou redefinir o seu perfil de competências.

O concurso nacional de acesso decorre entre esta quarta-feira, 17 de julho, e 9 de agosto, através da plataforma da Direção-Geral do Ensino Superior, emwww.dges.mctes.pt.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Jul/2013)

Arquivo de 2013