Sara Dias fez um estudo de caso na Bosch Car Multimedia Portugal, acompanhando algumas dezenas de doutorandos de 16 países no curso intensivo "Innovation and Creativity for Complex Engineering Systems", recém-terminado. "Esta iniciativa é exemplar pela aproximação das universidades às empresas, pela sua dimensão multicultural (com alunos provenientes de quatro continentes, de países como a Finlândia, Nigéria e Paquistão) e por permitir que pessoas de várias especialidades trabalhem em equipa, resolvendo problemas reais em ambiente industrial", define Sara Dias.
Além das competências transversais dos participantes, os resultados em análise, em conjunto com outros dados, permitirão avaliar o desenvolvimento das competências técnicas, os benefícios do curso na perspetiva das entidades promotoras e, numa perspetiva mais abstrata, perceber como é que as abordagens por projeto, no ensino em engenharia, trazem melhorias na integração dos graduados no mercado de trabalho, sublinha a estudante de 23 anos, que é natural de Braga.
Durante três semanas, os participantes daquele curso apresentaram soluções inovadoras resolver problemas propostos pela multinacional, abordando temas relacionados com manutenção industrial, sistemas de navegação e de informação dos automóveis, controlo de processos de fabrico e construção de equipamentos fabris. A formação coordenada pela UMinho e patrocinada pelo programa Erasmus "foi como um projeto dentro da empresa, com vários subprojectos de equipas interdisciplinares". Envolveu workshops, sessões técnicas, visitas, mostras tecnológicas e contactos com quadros I&D.
O artigo premiado de Sara Dias intitula-se "Interdisciplinary programs evaluation methods: a review of literature and a model proposal for intensive projects involving academia and industry" e enquadra-se na sua dissertação de mestrado, orientada pelos professores Luís Dias e Rui M. Lima, do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho, e pelo engenheiro Pedro Delgado, do Departamento de Engenharia de Produto da Bosch Car Multimedia Portugal. Ao PAEE 2013 concorreram alunos dos EUA, Grécia, Áustria, Brasil, Holanda, Portugal e da associação BEST - Board of European Students of Technology. O júri incluiu professores das universidades de Cambridge, Brasília, Coimbra e Eindhoven. A próxima edição do PAEE é em julho de 2014, em Medellín, Colômbia.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Jul/2013)