A investigação tem a parceria do Hospital Pedro Hispano (Matosinhos) e é financiada pela Fundação Bial e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O vídeo distinguido foi realizado por Luís Jorge, colaborador no projeto, juntamente com a doutoranda Sara Cruz e a investigadora principal Adriana Sampaio, no Centro de Investigação em Psicologia da UMinho, em Braga.
Problemas de desenvolvimento atingem mais de 10% das crianças
Cerca de 10 a 20% das crianças e adolescentes sofrem de problemas ligados ao comportamento e desenvolvimento infantil. A investigação da UMinho procuraprecisamente encontrar pistas no bebé a nível cardíaco, cerebral e respiratório que indiquem qual será o seu percurso desenvolvimental, seja como criança saudável ou que possa vir a ter perturbações comportamentais, refere Sara Cruz. O trabalho demarca-se ainda por avaliar crianças com apenas um mês de idade, pelo seu estudo longitudinal e ainda pelo processo em si, uma vez que estes marcadores fisiológicos podem vir a contribuir para uma intervenção precoce e uma melhor recuperação.
A primeira fase do projeto de investigação está concluída, tendo passado por uma avaliação psicofisiológica e neurocomportamental de bebés até aos 30 dias de idade. A segunda fase, em curso, analisa e cruza avaliações desenvolvimentais a bebés com um 1 ano e já avaliados na primeira fase. O estudo motivou um artigo de revisão sobre os marcadores biológicos e fisiológicos do processamento sensorial do recém-nascido, publicado na revista "Infant Mental Health".A curta-metragem distinguida pode ser visualizada em vimeo.com/67638622 .
_________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Jun/2013)