Com o objetivo de esclarecer a opinião pública acerca da natureza e das funções do marketing e da figura do marketeer, no contexto de um projeto curricular, a turma do segundo ano organizou este evento, que tem vindo a ser discutido há um ano, aproximadamente. ?Foi uma ideia que surgiu no ano passado e foi crescendo. Custa dar os primeiros passos e agora, que se finaliza o primeiro ciclo de estudos, temos de começar a marcar posição?, explica André Laires, membro da organização, mais especificamente, da assessoria de imprensa das jornadas.
No primeiro painel,
estiveram 50 participantes, aproximadamente. É um número
satisfatório tendo em conta que foram as primeiras jornadas e
"tendo em conta o que pudemos acompanhar até agora", avalia Bruno
Viana, que faz igualmente parte da equipa de assessoria de
imprensa.
No painel da manhã,
- "Marketeer: Quem é? Para que é?" que tinha um carácter mais
expositivo em que o orador convidado apresentava um tema, foi
feita uma ligação via Skype. "É engraçado uma vez que falámos de
marketing digital", afirma Bruno Viana. Já o painel da tarde
"Marketing: Uma resposta à crise?" assumiu o formato de debate
que reuniu empresários e académicos para debaterem ideias e
perspetivas
Como aluna da
licenciatura de Marketing e participante do evento, Sónia Coelho
acredita que "é sempre bom ouvir uma visão mais madura de uma
situação concreta, de situações reais e não tão teóricas como a
licenciatura implica, porque lá fora não é a licenciatura que vai
funcionar, o que vai funcionar é mesmo a prática e aquilo que uma
pessoa tem que pôr em ação, que é o plano de ação".
A discussão sobre "o
papel multifacetado do marketeer" prolongou-se assim até às 20h,
num evento que foi aberto à comunidade de dentro e de fora da
Universidade do Minho.
Texto e Fotografia:
Amália Carvalho
(Pub. Mai/2013)