dsc-0289fvdwq2--2-
Academia, 29.05.2013
O papel multifacetado do Marketeer
UMinho
Os alunos do segundo ano da licenciatura em Marketing da Universidade do Minho promoveram, no passado dia 24 de maio, a primeira edição das Jornadas de Marketing, no ano em que saem para o mercado de trabalho os primeiros finalistas da licenciatura.


Com o objetivo de esclarecer a opinião pública acerca da natureza e das funções do marketing e da figura do marketeer, no contexto de um projeto curricular, a turma do segundo ano organizou este evento, que tem vindo a ser discutido há um ano, aproximadamente. ?Foi uma ideia que surgiu no ano passado e foi crescendo. Custa dar os primeiros passos e agora, que se finaliza o primeiro ciclo de estudos, temos de começar a marcar posição?, explica André Laires, membro da organização, mais especificamente, da assessoria de imprensa das jornadas.

No primeiro painel, estiveram 50 participantes, aproximadamente. É um número satisfatório tendo em conta que foram as primeiras jornadas e "tendo em conta o que pudemos acompanhar até agora", avalia Bruno Viana, que faz igualmente parte da equipa de assessoria de imprensa.

No painel da manhã, - "Marketeer: Quem é? Para que é?" que tinha um carácter mais expositivo em que o orador convidado apresentava um tema, foi feita uma ligação via Skype. "É engraçado uma vez que falámos de marketing digital", afirma Bruno Viana. Já o painel da tarde "Marketing: Uma resposta à crise?" assumiu o formato de debate que reuniu empresários e académicos para debaterem ideias e perspetivas

Como aluna da licenciatura de Marketing e participante do evento, Sónia Coelho acredita que "é sempre bom ouvir uma visão mais madura de uma situação concreta, de situações reais e não tão teóricas como a licenciatura implica, porque lá fora não é a licenciatura que vai funcionar, o que vai funcionar é mesmo a prática e aquilo que uma pessoa tem que pôr em ação, que é o plano de ação".

A discussão sobre "o papel multifacetado do marketeer" prolongou-se assim até às 20h, num evento que foi aberto à comunidade de dentro e de fora da Universidade do Minho.  


Texto e Fotografia: Amália Carvalho


(Pub. Mai/2013)

Arquivo de 2013