A sessão de abertura conta com as intervenções de Estelita Vaz, presidente da Escola de Ciências; Luís Monteiro e Célia Pais, responsáveis pelos departamentos de Química e Biologia da UMinho, respetivamente; e João Carlos Marcos, diretor da licenciatura em Bioquímica. Ao longo do dia serão abordados temas relacionados com o desenvolvimento pulmonar, o risco cardiovascular e a replicação do vírus da dengue, o efeito da metanfetamina no cérebro e a nano-medicina, entre outros. O evento reúne especialistas do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, REQUIMTE - a maior rede portuguesa em Química e Engenharia Química, Laboratory Bioactive Natural Products da Universidade do Porto, Instituto Gulbenkian, Laboratório Associado ICVS/3B?s, Instituto de Medicina Molecular, Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem e Centro de Neurociências e Biologia Celular.
Pelas 17h30, está prevista ainda uma mesa redonda, que visa dar a conhecer aos participantes as vivências de bioquímicos que trabalham fora dos laboratórios. Vão falar Cyril Martins, Jaime Regalado, Lurdes Pontes Rebelo e António Piedade. O evento encerra logo a seguir com intervenções de João Carlos Marcos e a representante do grupo de estudantes Diana Rodrigues.
A licenciatura em Bioquímica tem como objetivo a formação de profissionais com uma sólida preparação nos diversos domínios desta ciência. Estes vão desde as biomoléculas até ao funcionamento dos organismos, passando pela análise de estruturas moleculares, organização e fisiologia da célula e biologia e genética moleculares. Ao longo do curso são adquiridas competências que permitem o desempenho de funções científicas, técnicas e comerciais em diferentes setores, como a saúde, a indústria farmacêutica, a indústria alimentar, a agricultura e o ambiente.
?__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Abr/2013)