Os estudantes que se inscreveram para esta iniciativa tiveram a oportunidade de contactar diretamente com os docentes, alunos, ex-alunos e funcionários do Instituto, visitar os laboratórios do edifício e ainda de participar em atividades de experimentação ligadas às cinco licenciaturas: Arqueologia, Ciências da Comunicação, Geografia, História e Sociologia. A "simulação de pivot", "gravação de áudio" e a "gravação/edição de imagem" foram algumas das atividades temáticas organizadas para os estudantes.
A receção aos alunos começou às 9h30 e as boas-vindas foram formalmente dadas pela presidência do ICS, meia hora mais tarde, tal como estava previsto no programa. De seguida, teve lugar a participação nas atividades temáticas organizadas para este dia e ainda para o testemunho dos ex-alunos das cinco licenciaturas. Na parte de tarde, o programa foi organizado de forma simétrica, desde a receção aos estudantes até às atividades temáticas.
O arranque do "Dia
Aberto" contou com a atuação do grupo de Precursão da
Universidade do Minho (iPUM), permitindo aos estudantes o
contacto com um dos grupos culturais da academia.
Em entrevista ao ComUM, Silvana Silva, aluna da Escola Profissional do Alto Ave, destacou o testemunho dos ex-alunos e dos alunos que frequentam o curso. "Foi o que mais me ficou na memória, pois ficamos a saber qual a sua experiência. É uma maneira de sabermos melhor o que podemos esperar se decidirmos vir para um destes cursos", afirmou.
Texto: Amália Carvalho
(Pub. Abr/2013)