Para comemorar a décima edição deste congresso internacional, pretende-se dar a conhecer o que mudou na Optometria e Ciências da Visão durante a última década e que relevância clínica tem esta área em Portugal e no mundo. Na sessão de abertura, às 9h, vão intervir representantes da reitoria da UMinho e a presidente da ECUM, Estelita Vaz, entre outros. Segue-se a conferência inaugural "Lutar contra a cegueira evitável", proferida por Kovin Naidoo, da International Agency For The Prevention Of Blindness (África).
Ao longo do sábado serão desenvolvidas uma dezena de palestras, nomeadamente "Determinação totalmente objetiva do erro refractivo: será clinicamente possível", por Larry Thibos, da Universidade de Indiana (EUA); "Controlo da progressão da miopia", por Kovin Naidoo; "Lentes de contato confortáveis: sonho impossível ou realidade possível?", por Lyndon Jones, da Universidade de Waterloo (Canadá); "Envelhecimento, visão "normal" e requisitos mínimos em ocupações visualmente exigentes", por John Barbur, da City University of London; "Como vê o daltónico - mitos, factos e teorias", por Sérgio Nascimento, da UMinho; e ainda "Psicófica e neurofisiologia do Processamento de Imagem", por Miguel Castelo-Branco, da Universidade de Coimbra (UC).
No dia seguinte estão previstos os temas "Visão em crianças com necessidades especiais", por Kathry Saunders (Reino Unido); "O que mudou na reabilitação da baixa visão nos últimos dez anos", por Michael Crossland, do Instituto de Oftalmologia (Reino Unido); ?Predizer a progressão da retinopatia diabética para edema macular clinicamente significativo", por José Cunha-Vaz, professor da UC e um dos cientistas portugueses mais reconhecidos internacionalmente; e "Cirurgia refrativa: o que tem evoluído?", por Fernando Silva, do Hospital Privado de Braga; entre outros. Todos as temáticas abordadas ao longo do fim-de-semana integram os painéis "Gestão dos erros refrativos", "Lentes de Contacto", "Psicofísica", "Reabilitação Visual", "Visão Binocular e terapia visual" e "Patologia Ocular e Cirurgia". O congresso encerra às 16h30 com a apresentação de comunicações livres e a entrega de prémios.
A formação ministrada conta com a acreditação científica da
Comissão de Formação Contínua de Optometria da Associação de
Profissionais Licenciados de Optometria (APLO). Esta iniciativa
tem-se consolidado como um referente de formação e divulgação
científica na Península Ibérica, espelhando assim o lugar de
destaque que a UMinho tem no panorama do Ensino Superior, na área
da Optometria e Ciências da Visão. Para mais informações sobre o
programa, consulte o site http://ciocv.fisica.uminho.pt/pt/congress/program
.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt